Terrible two é como se chama a crise dos 2 anos em inglês. Essa crise tende a acontecer nessa idade, pois é quando a criança tem explosões emocionais devido a frustração de não conseguir se comunicar como deseja. Observe que bebês com dois aninhos não conseguem falar com clareza, por esse motivo se frustam e o resultado são as birras.
Se você faz parte do time das mamães e dos papais que ficam com vontade de chorar junto, por não saber o que fazer, o Pátio Hype listou seis dicas para que você saiba lidar melhor essa situação. Para conferir, é só descer mais um pouco.
1.Mantenha a calma
Durante a explosão emocional. é importante que você proteja o seu filho, fique ao lado dele para evitar batidas no chão ou em objetos perigosos. Apesar de ser difícil não se irritar nesse momento, principalmente se a criança chuta, joga objetos ou prende a respiração, por exemplo, é necessário compreender que quanto mais você grita ou fala, mais ela vai gritar também. Pois nesse momento ela não entende o que você está pronunciando, apenas tente acolhe-lo, abrace-o, leve-o para um local calmo da casa. Assim, ele vai esquecer o que o fez ficar irritado. Com o tempo, as mamães e os papais vão saber exatamente o que fazer com seus filhos nesses momentos.
2.Lembre-se, você é um adulto
Não faça o que a criança quer somente para acabar logo com a crise. Você é o adulto e não pode realizar desejos irracionais dos filhos apenas para tentar acalmá-los. Ahhh! Não se preocupe com o que os outros estão pensando, pois todos os pais já passaram por essa fase. Se possível, ao ver uma mãe ou pai em uma situação como essas, conforte-o com a frase: “quem nunca passou por isso?”. Essa atitude fará com que a outra pessoa se sinta bem e até consiga controlar a situação.
3.Converse depois da crise
Depois que a birra terminar e ele estiver mais calmo, pronto para escutar, converse com o seu filho. Tente explicá-lo o motivo de que você não atendeu o pedido dele, assim como você também deve entender a razão da frustração do pequeno. Não esqueça de falar que esse tipo de comportamento não é aceitável, certo?
4.Fale o quanto ama ele
Demonstrar o quanto o ama depois desse desgaste, tanto seu, quanto da criança, é indispensável. Abrace-a, dê um pouco mais de atenção para ela e converse.
5.Evite situações que geram crises
Primeiro observe as situações que sempre são motivos de birras do seu pequeno, em seguida, quando for possível, evite-as. Por exemplo, se o seu filho ama entrar na loja de brinquedos, mas não consegue ouvir um “não”, para evitar a explosão emocional, não passe na frente da loja.
6.De olho no excesso
Normalmente, durante essa fase, essas crises acontecem diariamente. Porém, algumas situações ajudam a piorar. Por exemplo, pais que trabalham muito, brigas familiares ou a chegada de um irmão. Se os casos apresentarem um estresse muito grande da criança ou se ela começar a machucar outras pessoas, consulte um psicólogo. Dessa forma você poderá esclarecer certas dúvidas e conversar sobre como agir nesses momentos.
Está passando por essa fase com o seu pequeno? Compartilhe com a equipe do Hype, qual a sua dica para as outras mamães e papais?
Fotos: Reprodução