Se você gosta de turismo sustentável, vai amar a dica que o No Pátio mostra hoje: a Croácia. O local é um dos mais antigos destinos dos europeus que buscam a harmonia e a convivência com a natureza.
Na Croácia – local onde existem mais de 500km de litoral – os naturalistas encontram um espaço quase feito para eles! Esse “pedacinho do paraíso” oferece inúmeras praias belíssimas e super procuradas. Por esse motivo, a cada ano, o número de turistas que buscam experiências ecologicamente corretas e um contato maior com a natureza aumenta de forma bastante sensível.
Uma das praias mais visitadas é a de Kandarola. Rochas e uma excêntrica vegetação mediterrânea são os diferenciais do local, também conhecido como “praia inglesa”. O nome foi dado logo após um banho que o rei britânico Edward VIII tomou, em agosto de 1936. Ele estava completamente nu e acompanhado de sua futura esposa, Wallis Simpon.
Quem diria que um banho de um rei sem roupas traria tanto sucesso a um local! Mas, foi exatamente isso que aconteceu. Até hoje o episódio é muito lembrado e faz aprte da história da praia de Kandarola. Mas, existem dezenas de outras praias sempre muito procuradas pelos adeptos do sol podem ser desfrutadas pelos turistas.
Outra praia muito famosa da Croácia é Koversada, situada na península de Ístria, no norte do litoral croata. Os nativos da região garantem que o local é sim o primeiro complexo naturalista da Europa. Até hoje os turistas são orientadas a manter a harmonia com a natureza o tempo todo. Nenhum minuto de desarmonia é permitido. Destino perfeito dos amantes da natureza!
Aproximadamente 15% de mais de 10 milhões de turistas que o local recebe são naturalistas. Talvez por isso, o nudismo é considerado uma das formas de turismo mais praticadas. Mas, para ter o contato direto e ecologicamente correto com o meio ambiente não precisa ficar nu, caso não queira! Existem também praias familiares super concorridas! Ah! É bom lembrar que para passear pelas ruas ou frequentar restaurantes, é preciso estar devidamente vestido!
Em 1997, teve início o “Bandeira Azul”, um projeto de preservação da costa marítima. A praia que tem a bandeira azul é própria para o banho, laser, diversão, relaxamento e, claro, possui um bom sistema de gestão dos recursos com o objetivo de desenvolver a sustentabilidade por meio do turismo.
A principal função dessa bandeira é indicar a praia que prioriza o turismo ecológico e coloca a preservação do local como fator mais importante. Outra característica da bandeira azul é apontar aos turistas onde existem os melhores serviços. Assim fica fácil acertar em que praia ficar! A cada ano as praias tem que receber de novo a bandeira, uma forma de verificar se os quesitos são realizados.
Então, já sabe: deu vontade de fugir do Brasil e curtir um turismo completamente sustentável, desfrutar de belas paisagens e ainda receber um atendimento de primeira? Corra para a Croácia!
Foto: Reprodução