Cultura de rua se integra à Maloca Dragão 2018

Agenda Cultural|Cultura

Grande parte do que é a real vanguarda vem das ruas e da vontade das pessoas de fazer o diferente, de marcar suas posições frente ao mundo. Na Maloca Dragão 2018 não é diferente. Em todas as quatro edições, o festival contou com espaços e discussões que agregavam a cultura street. Porém, neste, esta ligação se fortaleceu e se oficializou com a Maloca de Rua e o coletivo Ocupa Perifa.

Entre a Avenida Almirante Jaceguai e a Rua Senador Almino, a Rua Dragão do Mar receberá uma pista de skate e ações que celebram a força das ruas. Competições nas categorias Iniciante, Amador e Feminina vão marcar a pista do entorno do Centro Dragão do Mar. De 27 a 29 de abril, acontecerão apresentações de dança de rua e batalhas de break, com inscrições na hora.

Maloca de Rua
Fortaleza  concentra inúmeros grupos de jovens que levam seu tempo e seu esforço na busca de sentir, aprender, desenvolver e demonstrar coreografias que retratem seus anseios e rotinas. Nos dias 27, 28 e 29 de abril, a partir das 20h, haverá treino livre, workshops, além de campeonatos de skate, hip hop e batalha de rimas na rua Dragão do Mar.

Ocupa Perifa
A vontade de mudar o cenário onde vivem e de se divertir, levou jovens das periferias  a se tornarem artistas e produtores, criadores de novos espaços e atores do seu desenvolvimento social. Foi mais ou menos assim que nasceu a Ocupa Perifa, projeto que integra a programação da Maloca Dragão 2018 com saraus, shows e performances. A programação  acontece no dia 27, das 17h30 às 19h30; no dia 28, das 16h às 20h, no Pavilhão Atlântico; e no dia 29, das 16h às 19h, no Largo dos Tremembés.

Durante os dias da Maloca de Rua, a Rua Dragão do Mar permanecerá fechada das 16h às 00h. Ações de arte urbana também serão realizadas no local, preenchendo a tríade dança, grafite e esporte, que regeram os princípios da cultura de rua no início dos anos 1980.

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Inscreva-se na nossa newsletter