Nomes de peso nos cenários local e nacional da gaita vão subir ao palco de mais um Fórum Harmônicas Brasil! De 16 a 18 de setembro, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o evento traz em sua 12ª edição apresentações gratuitas de cinco gaitistas de estilos marcantes: do Ceará, André Reis e Vitor Leão; de Goiás, Rodrigo Brasileiro; de Pernambuco, Jehovah da Gaita; e, da Argentina, Xime Monzon.
Nesse ano, o festival faz uma referência especial ao gaitista gaúcho Edu da Gaita (1916-1982), marcando os 100 anos de nascimento do instrumentista – a maior referência brasileira da gaita de boca. Com isso, mostrando todas as possibilidades, os sons, tons e sotaques da música que cabem no instrumento, o repertório do evento terá dos mais calmos, aos mais agitados ritmos, como: blues, rock, country, MPB, samba, tango, reggae, gospel, erudito, bossa nova, chorinho, xote e baião.
E além das apresentações, o Fórum Harmônicas também realizará workshops sobre gaita no auditório do Centro Dragão do Mar, no dia 17 de setembro (sábado), das 14 às 18h. A participação é aberta ao público, mediante a doação de um livro em bom estado, de qualquer gênero, para repasse à biblioteca comunitária em Canoa Quebrada (Aracati).
Confira abaixo a programação completa desta edição:
Dia 16/09: André Reis (CE) e Rodrigo Brasileiro (GO), às 21h, no Anfiteatro – Classificação Livre – Gratuito
Dia 17/09: Workshop sobre gaitas, às 14h às 18h, no Auditório do Dragão – Participação mediante doação de livro em bom estado; Vitor Leão (CE) e Jehovah da Gaita (PE), às 21h, no Anfiteatro – Classificação Livre – Gratuito
Dia 18/09: Xime Monzon (Arg.), às 20h, no Anfiteatro – Classificação Livre – Gratuito
Realizado desde 2005, o Fórum Harmônicas Brasil é o único evento com esse formato no Brasil e integra os calendários oficiais do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza. A realização é da 4Blues Produções e Instituto Nordeste 21, com apoio do Governo do Ceará, InvestNE, Diogo Farias Microfones Artesanais, Instituto Dragão do Mar através do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Fotos: Reprodução