As bactérias se encontram por toda parte, e há milhares delas no ar, na água, no solo e, inclusive, em nossos corpos. Mesmo nem todas sendo maléficas há aquelas que são daninhas e se proliferam e causam algumas infecções. Para combatê-las o uso de antibióticos é a forma mais eficaz, no entanto, parece que, às vezes, nos esquecemos dos benefícios que a natureza nos oferece.
Além de não irritar, nem estimular artificialmente o organismo, os antibióticos naturais não têm efeitos secundários e ajudam a reforçar o sistema imunológico respeitando o período necessário de cura. E um ponto muito importante: são mais acessíveis, em termos de facilidade de encontrar e de preço.
Mas então quais são esses antibióticos naturais, como eles podem nos ajudar a combater as infecções e qual é o uso deles hoje em dia?
ALHO
É um antibiótico natural por excelência, ideal para o tratamento de doenças respiratórias e do sistema excretor. É muito eficaz para curar gripes, resfriados, sinusite, infecções por cândidas, dentre outras doenças. Quer um exemplo melhor? Para curar um resfriado basta consumir um dente de alho cru cinco vezes ao dia. Outra opção é socar o alho com salsa e consumir com uma colher de mel e suco de limão natural.
GENGIBRE
A capacidade antibacteriana do gengibre e sua tolerância aos micro-organismos da flora intestinal o permitem eliminar os agentes prejudiciais. Esse alimento serve para evitar gastroenterites e úlceras, assim como tratar resfriados, reduzir a tosse e expectorar o pulmão. O gengibre pode ser tomado em capsulas ou em chá, fervendo uma porção da raiz em um copo d’água.
LIMÃO
Outro antibiótico que a natureza nos oferece é o limão. A fruta é um bactericida poderoso, que ajuda na prevenção de doenças e colabora com o corpo, uma vez que torna o tempo de recuperação de infecções mais rápido. Para consumi-lo, a maneira mais simples é espremendo e diluindo seu suco na água.
MEL
Poucos remédios naturais têm um uso tradicional tão longevo como o mel. Ele tem propriedades antissépticas, cicatrizantes, expectorantes e vigorantes. Uma colher de chá a cada manhã ajuda a aumentar a hemoglobina, é energética e previne infecções.
O uso desenfreado de antibióticos pode provocar sérios problemas. O mais conhecido é o desenvolvimento de micro-organismos resistentes, exigindo doses maiores do remédio ou a elaboração de medicamentos mais potentes.
Médicos e especialistas alertam que uma dieta adequada pode auxiliar no combate aos micro-organismos patogênicos, principalmente porque influenciam positivamente no sistema imunológico e impedem o desencadeamento de doenças infecciosas.
Portanto, agora que você conhece esses antibióticos naturais e seus princípios ativos, incorpore-os de vez na sua dieta.
Fotos: Reprodução.