O país ainda não superou a morte de Silvio Santos. O apresentador faleceu no dia 17 de agosto devido a uma broncopneumonia e deixou um grande vazio no entretenimento brasileiro. A carreira do comunicador foi repleta de momentos marcantes e fatos curiosos além de seu nome artístico e sua grande quantidade de filhas. Então, veja a seguir cinco curiosidades sobre Silvio Santos:
De onde veio o nome Silvio Santos
Não é nenhuma novidade que, na verdade, Silvio se chamava Senor Abravanel. No entanto, nem todo mundo sabe que o nome artístico dele veio do fato de sua mãe não gostar do nome Senhor. O apelido pegou e, na época em que começou a participar dos concursos de rádio, ele resolveu completar com o “Santos”, pois “os santos ajudam”.
Os pais de Silvio Santos
Silvio nasceu no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. No entanto, seus pais são imigrantes: o pai veio da Grécia e a mãe, da Turquia. Ambos eram judeus sefarditas, por isso Silvio também seguia a religião judaica e falou em entrevistas que costumava frequentar a sinagoga.
O apelido de Peru
No início de sua carreira, Silvio também era conhecido como Peru. O nome veio do fato dele ficar muito vermelho de vergonha quando se apresentava em público.
As polêmicas são antigas
Quem acha que Silvio foi ficando polêmico com o passar da idade, se engana. Em 1969, ele fez um concurso para eleger o nome mais feio do país. Detalhe: os vencedores foram Tropicão de Almeira e Cólica de Jesus, em uma vitória difícil contra Magnésia Bisurada do Patrocínio. Outro momento polêmico foi quando o apresentador foi advertido pela censura ao promover um concurso de quem bebia mais purgante ao vivo.
A desconfiança da polícia
Um caso bastante engraçado aconteceu quando Silvio brigou com seu sogro na época em que se separou de Íris Abravanel. Ameaçado com uma arma, Silvio ligou para a polícia e falou “Aqui é o Silvio Santos”, ao que o atendente respondeu “E aqui é o Chacrinha”.
Curiosidades extras sobre Silvio Santos:
- Havia um funcionário responsável pelo seu microfone de lapela. Um dia, este esqueceu o item no carro e o carro foi roubado. Por isso, o funcionário infartou e foi hospitalizado. Silvio chegou a visitá-lo no hospital, mas declarou que iria descontar o valor do microfone de seu salário.
- Um dos motivos dele ter aberto a Jequiti foi o fato de ser alérgico a cosméticos, então ele encomendou uma linha de produtos antialérgicos à marca.
- Silvio Santos já distribuiu quase dois mil presentes nos 13 anos em que o Porta da Esperança esteve no ar.
- Uma das curiosidades mais diferentes sobre Silvio Santos é que ele só usava relógios vendidos em camelôs dos Estados Unidos que custavam, no máximo, 100 dólares.
Deu até saudades dele, não foi?
Fotos: Reprodução