No coração da Serra da Ibiapaba, onde a tradição ea natureza se entrelaçam, nasce um produto que traduz a identidade, o sabor e a história de uma região marcada pelas tradições. A Cachaça Aviador, produzida em Viçosa do Ceará, alcançou, neste ano,um marco histórico ao se tornar a primeira cachaça da região certificada como produto orgânico, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade, a qualidade e o desenvolvimento regional.

Para que uma cachaça seja considerada orgânica no Brasil, é preciso garantir a ausência de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos no cultivo da cana, bem como assegurar as boas práticas de fabricação e o controle em toda a cadeia produtiva. A certificação da Cachaça Aviador foi conduzida pela certificadora QIMA IBD, que realizou auditorias de campo e fábrica, atestando que todas as normas foram rigorosamente seguidas.
Essa conquista é resultado de um processo técnico rigoroso que envolve desde o cultivo da cana-de-açúcar até a destilação artesanal do alambique. Um trabalho que contou com o apoio decisivo do Sebrae Ceará, por meio do escritório regional da Ibiapaba. O programa Sebraetec foi responsável por viabilizarconsultoria especializada e o acompanhamento de cada etapa de adequação. Tudo isso aconteceu em parceria com a empresa Cert Quality.
Embora desafiador esse percurso tem caráter estratégico, especialmente para produtores que já vislumbram a entrada em mercados mais exigentes. O processo de assessoria realizado pelo Sebrae se deu por meio de um projeto já estruturado na região, o Alambiques da Ibiapaba. “Ao longo de toda a certificação, que não é um processo simples, o consultor técnico do Sebrae realizou inúmeras visitas orientativas para que a produção alcançasseum processo 100% orgânico”, explica Márcia Pereira, analista do Sebrae Ceará, na região da Ibiapaba.
Essa mesma metodologia já vem sendo aplicada pelo Sebrae na certificação orgânica de hortaliças e frutas da Ibiapaba e tem alcançado excelentes resultados ao longo dos anos. Agora, o trabalho avança sobre a agroindústria da cachaça, agregando ainda mais valor aos produtos locais e fortalecendo o ecossistema de produção sustentável da região.
Indicação Geográfica, um reconhecimento que valoriza a Ibiapaba
Além do selo de produto orgânico, a Cachaça Aviador conquistou, também em 2025, a certificação de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP). Isso significa que ela passou a ser oficialmente reconhecida como uma cachaça com características únicas vinculadas ao território de Viçosa do Ceará.
A Indicação Geográfica é uma ferramenta estratégica que valoriza produtos tradicionais, protege o saber fazer dos produtores e contribui diretamente para o desenvolvimento territorial. “A IG nos ajuda a contar a história da cachaça da Ibiapaba com legitimidade e autenticidade. Ela conecta o produto à sua origem e garante ao consumidor um diferencial de qualidade e identidade”, afirma Caio Carvalho, produtor da Cachaça Aviador e presidente da Associação dos Produtores de Cachaça da Serra da Ibiapaba (APCVIC).
Para que um produto possa utilizar o selo de IG, ele precisa seguir especificações técnicas estabelecidas em um caderno de normas, respeitando práticas locais de produção e padrões de qualidade. Em todo o território da Ibiapaba, apenas duas cachaçasalcançaram este patamar e estão autorizadas a utilizar o selo. O reconhecimento veio após um criterioso processo de análises e validações que atestam a origem e a excelência do produto.
Tradição com sabor de futuro
A trajetória da Cachaça Aviador começou no Sítio Uruoca, em Viçosa do Ceará, com a proposta de produzir uma cachaça artesanal, autêntica, com a cara e o verdadeiro sabor serrano. O tempo, o cuidado e a excelência levaram a marca a um novopatamar. Em 2022, as versões Aviador Prata e Aviador Premium Ipê foram eleitas as melhores cachaças do mundo pela London Spirits Competition, na Inglaterra, um reconhecimento que colocou o nome de Viçosa entre os grandes centros produtores de cachaça do Brasil e do mundo.
Mas essa jornada tem um alicerce forte do Sebrae regional. “Tudo o que existe da Aviador tem mão do Sebrae, desde o projeto inicial do estudo de viabilidade, da confecção da planta da fábrica, do treinamento das pessoas até a criação do nosso rótulo. Quando recebemos o apoio do Sebrae, a gente ganha um respaldo maior no mercado”, destaca Caio.
Além do apoio técnico, o Sebrae também foi fundamental no fortalecimento da identidade da marca. “O Sebrae foi extremamente importante no posicionamento da nossa marca, no marketing. Tudo isso era novo para nós, então precisávamos de toda a orientação possível”, complementa.
Hoje, com as certificações de produto orgânico e deIndicação Geográfica, a Aviador se prepara para alçar um voo ainda mais alto com destino ao mercado internacional. “Essa certificação é um dos passos de preparação que estamos fazendo para a internacionalização do produto, de busca para entrar no mercado exterior, principalmente o europeu”, projeta o produtor da cachaça.
Produzida com cana cultivada organicamente, destilada em alambique de cobre e fermentação espontânea. Premiada internacionalmente. Com origem protegida e certificada como orgânica, o gole da Ibiapaba tem o sabor da excelência.
Prazer, Viçosa! A Capital da Cachaça no Ceará
Desde 2023, Viçosa do Ceará detém oficialmente o título de Capital da Cachaça do Estado, com a maior concentração de alambiques em funcionamento, segundo o Ministério da Agricultura. Essa vocação histórica se fortalece agora com políticas de apoio à certificação, valorização da produção artesanal e promoção da identidade territorial.
De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), o Ceará é o terceiro maior produtor nacional. Enquanto isso, a Ibiapaba vem se consolidando como um dos seus principais polos de excelência.
“Mais do que um selo, a certificação da Cachaça Aviador representa um modelo de desenvolvimento que une tradição, inovação, sustentabilidade e identidade. Com o apoio do Sebrae, a cachaça cearense voa mais alto”, afirma Márcia.
Acesse o site oficial do Sebrae Ceará para conhecer essa e muitas outras histórias de sucesso com o apoio do Sebrae!
Fotos: Reprodução