
A Data Magna do Ceará, celebrada nesta última quarta (25), marca a oficialização da abolição da escravidão no estado. Em alusão à este dia, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realiza uma programação especial destacar o protagonismo das pessoas negras em diferentes contextos.
A programação acontece no neste sábado (29), a partir das 9h com a ação “Dragão no Território: Preta Simoa e os Direitos das Mulheres”, no Bairro Moura Brasil. A discussão abordará os direitos das mulheres, seus avanços e desafios, tendo como ponto de partida a trajetória de Preta Simoa, importante liderança feminina cearense.
Para fechar a agenda especial, às 16h, acontece a última edição do “Mulheres em Cena: As Guardiãs das Encantarias”, uma roda de conversa promovida pelo Museu da Cultura Cearense (MCC). Realizado na Praça Verde do Dragão, o evento contará com a participação de Clea do Cumbe e Cícera Barbosa, com mediação de Mabel Castro.
Dragão do Mar
O líder abolicionista Francisco José do Nascimento, conhecido como Dragão do Mar ou Chico da Matilde, foi um dos principais nomes da luta pela abolição. Ele é um símbolo da resistência popular cearense e foi homenageado pelo Governo do Ceará, com seu nome dado ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, pelo que fez em nome da liberdade, em 1881, na Praia de Iracema.

Serviço:
Programação especial no Centro Dragão do Mar
29 de março (sábado)
Dragão no Território: Preta Simoa e os Direitos das Mulheres
Horário: 9h às 11h / Local: Bairro Moura Brasil
Mulheres em Cena: As Guardiãs das Encantarias
Horário: 16h / Local: Praça Verde, Centro Dragão do Mar
Acesso gratuito
Fotos: Reprodução / Fonte: Secult