Que maravilha seria se todo o chorume decorrente dos lixos depositados em aterros pudesse ser transformado em água pura, não é mesmo? No aterro de Cariacica, no Espírito Santo, e em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, isso já é possível graças às tecnologias de proteção e de recuperação do meio ambiente.
Chorume é um líquido escuro e tóxico proveniente da decomposição do lixo orgânico jogado nos aterros e lixões e pode contaminar as águas subterrâneas.
Em Cariacica, uma tecnologia brasileira transforma 95% de 130 mil litros desse líquido em água tratada e os outros 5% em um lodo sólido que pode ser transformado adubo orgânico. E isso não é por semana não, é por dia.
Já no Rio, a tecnologia usada no processo é alemã. O chorume é bombeado para uma pequena estação de tratamento que fica em um contêiner. Equipamentos supermodernos filtram o chorume e micro membranas deixam passar apenas as moléculas de água.
Os resultados são ótimos e a economia é enorme. Usar a tecnologia alemã, por exemplo, sai mais barata do que levar esse chorume para tratamento em uma estação de esgoto. Em apenas dois meses de uso já se economizou cerca de R$ 300 mil. E já é tanta água pura por dia, que ainda não se sabe o que fazer com ela nessa fase.
Esperamos que essa tecnologia se espalhe pelo Brasil e que essa nova fonte de água pura possa resolver os problemas que nosso país vem passando.
Fotos: G1