Em nossas vidas estamos o tempo todo formando muitas conexões e alianças. Tudo bem, as conexões com pessoas, objetos, lugares e situações são importantes e fazem parte daquilo que somos. O problema é quando acumulamos coisas demais e, devido ao apego, não nos permitimos nos livrarmos de tudo aquilo que já deixou de ser útil e importante há bastante tempo.
Sim, é importante falar sobre a mudança de hábitos, sobre reavaliar suas prioridades. É válido celebrar a conquista de ter uma vida menos sobrecarregada, de ter menos coisas no armário… Afinal, desapegar está em alta! Não é à toa que a guru japonesa Marie Kondo vem fazendo sucesso ao ensinar um método defendido como eficaz: o declutter único.
“A mágica da arrumação”
Menos correria e complicação no dia-a-dia e mais tempo para gastar no que realmente importa. Quem não almeja tudo isso? Em seu livro, Marie defende que para nos livrarmos de vez da tarefa diária de arrumar e organizar, temos que fazer uma limpeza geral e definitiva nos nossos pertences, jogando fora tudo o que não precisamos e que não mais nos traz alegria.
Vale a pena se questionar quantas vezes você entrou e saiu do círculo vicioso do consumo de coisas desnecessárias, refletir sobre a quantidade de dinheiro que foi desperdiçado em coisas que se acumulam e atrapalham o fluxo da energia em sua casa. O declutter é necessário para manter a organização em prol de uma vida mais simples.
Verdade ou não, a prática vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo. E como o No Pátio ama tudo o que promete simplificar a vida, decidimos compartilhar o declutter com vocês. A dica, portanto, é praticar o desapego. Mas, se o que te impede é a ideia de jogar dinheiro no lixo, saiba que os itens podem ser vendidos, trocados, doados ou reciclados. Com certeza você será mais feliz criando, usando, vivenciando, conquistando… do que apenas acumulando.
Fotos: Reprodução.