
Falta menos de um mês para a Copa do Mundo FIFA 2022 no Catar e por todo lado, o que se vê são pais, filhos e colecionadores com o álbum da Copa. Todos têm um único objetivo: completar o álbum, inclusive com as famosas e raras figurinhas douradas. Mas, pensando naqueles que têm algum tipo de deficiência visual, uma versão em braille do desejado item foi criado.
A iniciativa é do Instituto Benjamin Constant (IBC), órgão ligado ao Ministério da Educação. Ele produziu e está distribuindo um álbum de figurinhas dos jogadores inteiramente adaptado em braille. O foco é atender a pessoas que cegas ou com baixa visão para que elas também possam se divertir com o momento.

Ideia para o álbum da Copa nasceu em 2018
Luigi Amorim, diretor da Divisão de Educação do IBC contou para a Agência Brasil que a ideia do álbum surgiu após ele recordar de um episódio na Copa de 2018. Na época, Amorim dava aulas de matemática e estava ensinando as formas geométricas. Então, ele viu um de seus alunos, que era apaixonado por futebol, utilizar o material para escrita braille para criar retângulos e, neles, colar as figurinhas da seleção.
Amorim, que naquela época havia completado o álbum da Copa com o filho, resolveu fazer uma versão com os retângulos em braille e entregou ao aluno. Ele também fez cópias e distribuiu a outros alunos do IBC e alguns até foram enviados para outras cidade e países, porém, na época seu trabalho não ganhou tanta divulgação.
Este ano, foi diferente: em um evento, o IBC mostrou a novidade para a comunidade de deficientes visuais e seus assistentes. O álbum da Copa adaptado tem uma página a mais para cada seleção. A disposição das figurinhas é exatamente a mesma do álbum convencional, no entanto, nesta página extra há uma legenda com a descrição de todos os jogadores.
Você já completou o seu álbum?
Fotos: Reprodução