CAIXA Cultural apresenta exposição “Kuarup – A ”ultima Viagem de Orlando Villas Bôas”
26 de fevereiro de 2013
ONU Mulheres prepara música para o Dia Internacional da Mulher
26 de fevereiro de 2013

Dengue – Fortaleza em situação de alerta para a incidência de doença

Dengue – Fortaleza em situação de alerta para a incidência de doença

Fortaleza está entre os municípios em situação de alerta para a incidência da dengue no país. Em todo o Brasil, o número de municípios que apresentam o mesmo risco passou de 384 para 478. Além de Fortaleza, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, as cidades de Belém (PA) e do Rio de Janeiro (RJ) também estão nessa lista.

Os dados constam no levantamento Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa). A pesquisa é feita em 983 municípios com base nos focos de reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, encontrados.

“O levantamento deve servir para alertar os estados e os municípios. Os gestores locais devem combinar as ações nas casas das pessoas, seja na coleta do lixo ou na limpeza das caixas d´água. Devemos agir para evitar mais óbitos e casos graves”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

Nas sete primeiras semanas de 2013 o Nordeste foi a região brasileira que apresentou a menor incidência da doença. Foram 22 casos para cada 100 mil habitantes. Já o Centro-Oeste, região com maior incidência da dengue, foram registrados 561,4 casos por 100 mil habitantes.

Campanha

Com o slogan “Dengue é fácil combater, só não pode esquecer”, a campanha deste ano incentiva a população a praticar medidas simples de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. A campanha também alerta sobre os sinais e sintomas da doença e quais as principais medidas que devem ser adotadas, em caso de suspeita. A campanha é dirigida à população em geral, gestores, lideranças comunitárias, movimentos sociais, entre outros.

 

Foto: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *