Com atendimento remoto, Sine municipal oferta 351 vagas de trabalho em Fortaleza
23 de fevereiro de 2021
melissa lança sua nova coleção Paradise
Paradise – Melissa lança coleção com ação especial
24 de fevereiro de 2021

Departamento de saúde da Assembleia Legislativa disponibiliza novos serviços em 2021

Objetivando atender a demanda dos servidores e da população residente no entorno do Poder Legislativo, o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará amplia seus serviços em 2021. A criação de um Núcleo de Saúde Mental e a disponibilização do serviço de telemedicina estão entre as principais novidades do setor.

O diretor do DSAS, Luis Edson Correia, em reunião realizada na última quinta-feira (18/02) com os chefes dos 11 núcleos que compõem o departamento e primeira-dama da AL, Cristiane Leitão, destacou as novas instalações do DSAS e o apoio do presidente da AL, deputado Evandro Leitão (PDT), ao setor.

“Com as novas instalações do DSAS, vamos poder atender com mais comodidade o público que nos procura. Contar com a parceria e apoio efetivo da primeira-dama Cristiane Leitão e do presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, motiva ainda mais nossa equipe, que sempre se empenhou em prestar a toda sociedade um serviço de excelência”, pontuou.

Cristiane Leitão, é multiprofissional com formação em quatro áreas -Fonoaudiologia, Gestão em Saúde, Gestão Integrada e Mediação de Práticas Sistêmicas Restaurativas –  ressaltou, na ocasião, que, com a crise gerada pela pandemia da Covid-19, o DSAS pode somar esforços com os novos projetos e transformar-se em um centro de referência. Dentre as novidades estão a criação no Núcleo de Saúde Mental – com ações de Psicologia e Psiquiatra – e o serviço de telemedicina, que atuará como uma escuta de alento aos servidores, sobretudo aos que têm sofrido com o isolamento social.

“Para fortalecer esse núcleo, estamos trazendo práticas sistêmicas restaurativas, como as constelações. Teremos uma sala para trabalhar com a prática sistêmica, fazendo círculos de restauração e de construção de paz. Quando trabalhamos a questão do adoecimento mental, conseguimos tirar a pessoa da crise e oferecer um alento, um novo projeto de vida”, explicou a primeira dama da Assembleia.

Outra inovação no DSAS prevista para 2021 é a criação do setor de Audiologia, especialidade da Fonoaudiologia voltada aos distúrbios de comunicação oriundos do sistema auditivo. O novo serviço deve ser incorporado também ao Projeto Mundo Azul, que tem foco no atendimento de crianças com transtorno do espectro autista. “Muitas vezes recebemos crianças sem saber se elas têm algum déficit auditivo e precisamos realmente ter esse diagnóstico para avançar na terapia”, defendeu Cristiane.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Neste ano, a responsabilidade social será um dos principais focos do DSAS. Haverá a implantação de um setor para promoção do trabalho social realizado pelo Legislativo cearense, o qual contará com uma equipe especializada, que atuará em conjunto com os profissionais do Departamento e da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce).

Conforme Cristiane Leitão, os servidores do DSAS realizam um trabalho voltado para o coletivo e possuem um olhar apurado capaz de identificar o que as pessoas estão precisando atualmente. “Algumas pessoas chegam para compor a gestão, profissionais de renome que querem abraçar essa causa e somar”, enfatizou.

Atualmente o DSAS é composto pelas seguintes células: Assistência Social, Clínica Médica, Fisioterapia, Odontologia, Análises Clínicas, Terapia Ocupacional, Acupuntura, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Fonoaudiologia.

Anteriormente localizado na avenida Desembargador Moreira, o órgão agora está instalado no prédio anexo III do Legislativo estadual, recentemente construído na avenida Pontes Vieira. Atendendo ao decreto governamental de combate à propagação do novo coronavírus, o DSAS permanece sem atendimento presencial.  

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *