Tico Santa Cruz pelado em Kit Gay, polêmico novo clipe dos Detanautas
9 de novembro de 2020
Anitta: Made in Honório
Vem aí “Anitta: Made In Honório”, a nova série de Anitta na Netflix
9 de novembro de 2020

Departamento de Saúde da Assembleia Legislativa promove live alusiva ao Novembro Azul

O Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa (DSAS) promove, nesta segunda-feira (09), a partir das 18h, a live “Novembro Azul: Saúde do Homem”, em alusão à campanha de prevenção e combate ao câncer de próstata. A discussão acontece na página da AL no Instagram (@assembleiace).

O convidado é o médico de família e urologista Marcos Tadeu. Especialista em Saúde do Homem e mestre em Saúde Pública, ele atua como professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da pós-graduação da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). A mediação é da psicóloga do DSAS e mestra em Psicologia Social interface em saúde, Greyce Guimarães.

O Novembro Azul é uma campanha que visa chamar a atenção dos homens para a necessidade de realizar exames de rastreamento do câncer de próstata, tipo de câncer mais comum entre os homens e responsável pela morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O Inca estima que sejam detectados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2020. De acordo com o órgão, é preciso levar em consideração sinais como: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina. A única forma de garantir a cura desse tipo de câncer é o diagnóstico precoce, por isso a necessidade de visitar regularmente o urologista.

O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da AL (DSAS), Luis Edson Corrêa Sales, ressalta a relevância de campanhas que alertam sobre os cuidados com a saúde, enfatizando que o DSAS busca levar informação e promover ações participativas com os servidores e as servidoras da Casa.

Segundo Luis Edson, nos anos anteriores, no mês de novembro, a AL realizava a contratação temporária de um médico urologista com o intuito de fazer uma avaliação dos servidores e, desse modo, tornar a campanha mais eficaz dentro do Legislativo cearense.

“Este ano, infelizmente, não poderemos realizar essa ação, mas não deixaremos de alertar os servidores sobre a importância da prevenção do câncer de próstata”, informa Luis Edson, referindo-se à impossibilidade de promover ações presenciais em razão da pandemia da Covid-19.

A programação em alusão à campanha do Novembro Azul é realizada em parceria com a Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) e com a 7ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *