O que é mito e verdade sobre depilação a laser? A remoção através desta técnica promete diminuir consideravelmente a quantidade de pelos na região. Selecionamos todas as dúvidas, dos maiores mitos às verdades sobre o procedimento estético. Vem conferir com a gente!
1 – A depilação a laser é definitiva?
O procedimento diminui drasticamente a quantidade de pelos, porém é um mito achar que é definitiva. Na verdade, será necessário fazer alguns retoques a cada 6 meses, dependendo do caso, para evitar que os pelos voltem. Isto porque novos folículos podem nascer e alguns pelinhos escondidos voltarem a nascer.
2 – Dói mais que a depilação com cera?
A sensação do laser na pele, normalmente, é ardência, leves picadinhas e calor. O desconforto varia bastante para cada pessoa, por isso não tem como precisar uma intensidade. Caso sinta muito incômodo, converse com o seu profissional sobre o uso de pomadas anestésicas. Lembre-se que fatores externos como sensibilidade do local, nível de estresse e período menstrual também podem impactar.
3 – Não é indicado para pele negra?
O laser neutraliza os pelos pretinhos, por isso que pessoas com loiras e ruivas precisam de mais sessões para conseguir o efeito desta depilação. Devido a este conceito, pacientes de pele morena e negra tem receio em utilizar a técnica. Mas fica tranquila que isso é mito, ok?
“O laser, de fato, é atraído pela melanina e pode manchar a pele de quem possui mais concentração do pigmento. Porém há alguns aparelhos específicos para estes pacientes”, indica a biomédica. Então converse com um profissional especializado e busque sobre laser usado antes de aderir!
4 – Depilação com cera entre as sessões atrapalha?
Deve-se esperar cerca de 45 dias entre as sessões do laser e, nesse período, é normal crescer alguns pelinhos. Porém, evite se depilar com cera ou qualquer técnica que arranque o pelo na região tratada. A verdade é que tirar pela raiz prejudica a remoção total. Portanto prefira aparelhos como lâminas, tesouras ou cremes, mas, antes de usar, não esqueça de consultar um profissional!
5 – Não pode aplicar o laser em região com tatuagem?
O laser é guiado pelo pigmento, por isso pode manchar a área tatuada e provocar queimaduras. Por isso, é verdade que locais com tatuagem não podem ser depilados a laser. “Então a dica é fazer usar esta técnica antes ou contornar a região desenhada”, aponta a profissional.
6 – Posso seguir normalmente minha rotina de beleza após a depilação a laser?
É um mito acreditar que pode seguir uma rotina normal de skincare após a depilação a laser. Alguns cuidados são necessários antes e após o procedimento. “Evite produtos com ácido glicólico ou retinóico, por exemplo, já que aumentam a renovação celular”, ensina Camila Oliveira. Tome cuidado com itens que agridam muito a pele e converse com o dermatologista.
7 – Não posso fazer o procedimento no verão?
O cuidado com o sol deve ser redobrado após a depilação a laser, porém é mito que o tratamento não pode ser realizado no verão. Portanto a solução é caprichar no protetor solar 30 ou mais e reaplicar ao longo do dia, principalmente em locais expostos como no buço. Vale destacar que a atenção é a mesma no inverno, ok?
8 – Depilação a laser com peeling pode irritar a pele?
O peeling químico deixa a pele mais sensível, por isso é necessário esperar a superfície se recuperar antes de fazer a depilação a laser. A verdade é que a combinação das técnicas aumenta o risco de lesões e manchas.
9 – Quem tem pouco pelo pode fazer apenas uma sessão?
É um mito acreditar que uma única sessão de depilação a laser removerá todo o pelo. “Mesmo que você tenha pouco, este material é destruído durante a fase de crescimento, que ocorre a cada 30 dias”, destaca. Por isso, em média, serão necessárias 6 a 8 sessões para cada região, variando entre tom da pele, cor e espessura.
10 – A depilação a laser ajuda no tratamento contra a foliculite?
É verdade que a depilação a laser pode melhorar alguns incômodos específicos na pele. A foliculite, por exemplo, diminui bastante já que há uma redução drástica na quantidade de pelo no corpo.
11 – É possível fazer depilação a laser na gravidez?
Mulheres grávidas só podem fazer depilação a laser com autorização médica. Mesmo que o obstetra aprove, áreas como virilha e barriga não são aconselhadas já que aumenta o risco de hiperpigmentação da pele nessas regiões por causa dos hormônios. Ou seja, é possível a formação de manchas escuras.
É adepta do procedimento? Conta pra gente as suas impressões!
Fotos: Reprodução.