Por um lado, se tem um assunto no qual a maioria das pessoas não quer nem pensar, é a morte. Por outro, o tema também desperta a curiosidades de muita gente, principalmente por ser um mistério que, provavelmente, ninguém jamais resolverá. Mas, o que acontece com a gente depois de morrer? Bom, em termos espirituais, cada um acredita no que quer, mas em termos biológicos, uma variedade de coisas – algumas bem bizarras – pode acontecer.
Do famoso rigor mortis a explosão, vários fatos podem acontecer depois da vida deixar um corpo. E a gente conta alguns para você a seguir:
“Duro que nem pedra”: o que é o rigor mortis
Depois que uma pessoa morre, seu corpo começará lentamente a se enrijecer. Em cerca de quatro horas após o falecimento, estará completamente duro. Esse é o chamado rigor mortis, que acontece devido a um fenômeno físico-químico nas células musculares do organismo que levam a completa rigidez.
Junto com o rigor mortis vem o livor mortis, que é o aparecimento de manchas, hematomas e a descoloração da pele causada pela perda de fluxo sanguíneo.
O corpo libera gases depois de morrer
Mesmo após a morte de uma pessoa, as bactérias que residem em seu corpo continuam vivas. Assim, o corpo segue produzindo gases, cujos sons podem ser audíveis. Esses gases geralmente saem pela boca, levando o corpo a emitir gemidos e ouros ruídos que podem ser bem assustadores.
Um corpo pode explodir?
A resposta é sim e o fato tem a ver, ainda, com os gases corporais. Acontece que pode haver um acúmulo tão grande de gases dentro do corpo que, ao menor movimento, ele pode simplesmente explodir como um balão de ar. E isso pode acontecer com qualquer ser vivo, tanto que no Youtube tem diversos vídeos de baleias explodindo após serem encontradas mortas. E acredite: a cena não é nada agradável…
A ereção pós-morte é real
No caso dos homens, é bem comum que eles tenham algum tipo de ereção depois de morrer. Há casos, inclusive, de corpos que ejaculam. Aliás, o falecido pode também fazer cocô ou xixi depois de morta. Isso porque os músculos que controlam os esfíncteres param de se mexer.
Definitivamente, a morte é um tema curioso…
Fotos: Reprodução