Descoberta abre caminho para vacina contra Aids

Saúde

Cientistas britânicos descobriram uma maneira de evitar que o vírus HIV, causador da aids, danifique o sistema imunológico humano. Segundo os pesquisadores, a descoberta pode ser o passo inicial para o desenvolvimento de uma vacina eficaz contra essa doença!

Quando uma pessoa contrai um vírus comum, esse sistema tem uma resposta inata, defendendo o corpo da infecção. Alguns pesquisadores acreditam, porém, que o HIV leva o organismo a uma reação exagerada, o que acaba enfraquecendo a próxima linha de defesa do sistema imunológico, também conhecida como resposta imune adaptativa.

Com essa pesquisa, foi possível descobrir que, a remoção do colesterol da membrana do HIV, torna o vírus incapaz de danificar o sistema imunológico.

“O HIV é muito sorrateiro. Ele foge das defesas do hospedeiro desencadeando respostas exageradas que danificam o sistema imunológico. É como manter seu carro na primeira marcha por tempo demais. Eventualmente o motor estraga”, diz Adriano Boasso, coordenador da pesquisa.

Segundo Adriano, essa pode ser a razão pela qual o desenvolvimento de uma vacina tem se provado tão difícil. “A maioria das vacinas instrui a resposta adaptativa e reconhecer o invasor, mas é difícil de isso funcionar se o vírus desencadeia outros mecanismos que enfraquecem a resposta adaptativa.”

A aids já matou cerca de 30 milhões de pessoas desde que a doença passou a fazer parte do conhecimento público, em 1981. Segundo estimativas da ONU, cerca de 34 milhões de pessoas estão infectadas pelo HIV atualmente.

Vamos torcer que essa descoberta se torne uma arma importante na luta contra a aids!

 

Foto: Reprodução

 

Inscreva-se na nossa newsletter