Você é do tipo que não passa dos simples rabiscos quando o assunto é desenhar? Pois bem, agora imagine alguém que desenha algo em perspectiva 3D, criando imagens tridimensionais! Muitas pessoas talentosas fazem incríveis obras de arte com lápis e papel, como é o caso de Stefan Pabst. Aos 35 anos de idade, esse artista alemão é um verdadeiro mestre nessa técnica de desenho, sendo capaz de confundir nossa mente e até surpreender mesmo quem já entende do assunto.
Usando técnicas 3D e o efeito de perspectiva chamado anamorfose, Stefan Pabst desenvolve seus desenhos hiperrealistas; que provocam ilusões de ótica impressionantes. Assim, sobre seu trabalho, ele afirma que “para a grande arte, você tem que ver as coisas como se você estivesse vendo pela primeira vez, com a mente aberta e completa como a de uma criança. Isso é o que eu tento fazer com meus desenhos em 3D. A técnica é complicada; você tem que ter muita imaginação. Mas ela é bem recebida pelos espectadores, e, às vezes, eu mesmo me surpreendo com o resultado”.
As criações de Stefan parecem saltar do papel, da superfície em que foram feitas, não é mesmo? Seus desenhos confundem nossa visão e fazem nosso cérebro entrar em uma espécie de curto circuito, onde juramos que existe um objeto real diante dos nossos olhos e não apenas o trabalho em uma folha.
♦Para conhecer mais sobre o trabalho de Stefan Pabst e o seu processo de criação, visite o canal no Youtube
Fotos: Reprodução/ Obras de Stefan Pabst