Você sabia que 60% do organismo masculino é formado de água? E das mulheres 50%? Agora imagine como você deve estar prejudicando o funcionamento do seu corpo, ao esquecer de tomar aqueles copinhos de água essenciais. Imaginou?
Bom, o seu corpo tenta te alertar de diversas maneiras que precisa de água, não necessariamente significa somente quando você começa a sentir sede, apesar de também ser um sinal. Como assim?
O Pátio Hype separou algumas dicas para você se manter esperto e lembrar de beber água frequentemente. É só descer mais um pouquinho e conferir tudo!
1.Cãibras, confusão e fadiga
Você já ficou desorientado fazendo algum esforço físico? Saiba que esse pode ser um dos primeiros sinais da desidratação. Isso mesmo, se sentir cansado, mesmo estando descansado até demais, ter cãibras ou a sua musculatura está mais pesada do que deveria. Puxe na sua memória quanto de água você bebeu ao longo do dia. Pode ser o seu corpo pedindo água!
2.Prisão de ventre
De acordo com especialistas, o ideal para realizar a evacuação intestinal, é no mínimo três vez por semana. Caso essa quantidade não seja atingida, significa que você não está bebendo água suficiente, ou seja, aumente os copos d’água ao logo do dia. Se achar melhor, você pode investir na mineralizada magnésica, por causa do seu efeito laxante. Mas se a prisão de ventre continuar, busque uma farmácia para que você tome algum remédio e resolva esse probleminha.
3.Falta de elasticidade
A elasticidade da pele, ou turgidez cutânea, pode te alertar se você está tomando água suficiente para hidratar o seu corpo. Quer um exemplo? Nenhum creme hidratante faz efeito ou você percebeu o aumento do seu suor, acompanhado de vômitos e diarreia. Isso acontece, porque 5% da massa corporal é dita como desidratação leve, porém a partir de 15% já é considerada grave. Dica Hype, se você quer saber se está desidratado, belisque a sua testa, entre as sobrancelhas, no dorso da mão ou entre o dedo indicador e o polegar. Se o beliscão continuar, é sinal que a água precisa ser sua companheira fiel mais do que nunca.
4.Falhas mentais
A falta de memória repentina pode ser resultado da falta de água. Isso mesmo, segundo o Nutrition Journal, uma pesquisa britânica divulgou que a desidratação pode afetar a memória de curto prazo, estado de ânimo e habilidades visuais. Todos ligados a déficits cognitivos.
5.Infecção urinária
Se você já teve uma avó, tia ou mãe que falava uma frase como, “bebe água menino, olha a infecção urinária”. Deve ter lembrado dela no momento em que leu o nome desse tópico. Sim, a urina tem a função de eliminar as bactérias existente no seu sistema urinário, caso você não beba bastante água, não estará urinando, logo não estará eliminando as bactérias. Assim como a relação da desidratação com pedras nos rins, por isso fiquem atento ao consumo de água e nas pessoas mais velhas, pois elas possuem maior facilidade à desidratação.
6.Doenças respiratórias
Como é possível doenças respiratórias estarem ligadas a desidratação? O sistema bronco-pulmonar é o sistema que descomplica o deslocamento do oxigênio, assim como os sistemas aquosos interiores e a atmosfera seca do exterior. Por isso siga as recomendações do seu médico quando ele pede para beber bastante água e deixar o ambiente úmido quando se trata de doenças como, asma. Fica de olho, hein?!
Casos curiosos e nada fáceis de imaginar que está ligado com a falta de água no seu organismo, não é mesmo? Então, que tal ir tomar um copo de água agora mesmo?
Fotos: Reprodução