10 atores que parecem nascidos para o papel de super-herói nos filmes
20 de julho de 2021
Vila das Artes lança série de oficinas “Dançando na Vila”
20 de julho de 2021

Designer cria teste de gravidez para mulheres cegas e com deficiência visual

teste de gravidez para mulheres cegas

Para as mulheres que sonham em ter filhos, um dos momentos mais esperados da vida é aquele em que ela pega o teste de gravidez e vê ali a marcação de duas faixas, indicando que o teste deu positivo. Mas, e no caso de mulheres com deficiência visual, já imaginou como é? Então, se não faz parte do cotidiano da gente, é provável que a gente nem imagine que, para uma deficiente visual, descobrir uma gestação com um teste de farmácia faz com que ela precise de alguém para lhe dizer o resultado. Ou melhor, fazia. isso porque um designer criou o primeiro teste de gravidez para mulheres cegas e com deficiência visual.

teste de gravidez para mulheres cegas

Josh Wasserman é um designer britânico. E em parceria com o Royal National Institute of Blind People (RNIB) – algo como Instituto Real Nacional de Pessoas Cegas, em tradução livre – ele desenvolveu um teste de gravidez para mulheres cegas que utiliza o tato para indicar se o resultado foi positivo ou não. Assim como nos testes tradicionais, o material coletado é a urina. Mas no protótipo desenvolvido por Wasserman, caso o resultado seja positivo, algumas bolinhas na parte superior do teste vão se elevar no lugar dos tradicionais risquinhos.

Outra mudança para facilitar a acessibilidade é no tamanho e formato do dispositivo. O teste de gravidez para mulheres cegas é um pouco maior que o tradicional e conta com outras indicações táteis.

Design para Todos

A ideia de criar um teste de gravidez para mulheres cegas surgiu de uma campanha lançada pela própria RNIB. Chamada #DesignForEveryone, a ideia é criar designs acessíveis para pessoas como todos os tipos de deficiência, seja ela física, motora, visual ou auditiva. Agora, o Instituto está em busca de grandes empresas que queiram investir no protótipo do teste de gravidez. A ideia é começar a comercializar o produto em larga escala.

Fotos e vídeo: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *