Assembleia Legislativa comemora Dia Mundial do Meio ambiente
6 de junho de 2016
Prorrogadas as inscrições para o I Festival de Música 
6 de junho de 2016

"Desobediência Civil" no Cineteatro São Luiz

Começamos essa segunda-feira com sugestão para os amantes do cinema e para quem se interessa pelas questões ambientais! O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, terá exibição exclusiva do documentário “Desobediência Civil”. A sessão será realizada na próxima terça-feira (7/6), seguida de debate com o público. Representantes de movimentos sociais rurais e urbanos, ligados às redes Ceará no Clima e Movimento Ceará Agroecológico, irão detalhar as consequências da degradação ambiental para as comunidades.

Produzido pela PF PICTURES, “Desobediência Civil” conta a história de quatro comunidades das Filipinas, Canadá, Turquia e Alemanha. Lá, esses moradores vivem a realidade da exploração de combustíveis fósseis em seus territórios, onde testemunham e sofrem na pele as mudanças climáticas e no modo de vida. Problemas esses, causados pelos impactos ao meio ambiente de tais produções industrias, que, além de tudo, causam a escassez dos recursos naturais para a subsistência e necessidade da migração forçada.

movie

Base de construção para diversos movimentos por direitos, a desobediência civil, que dá título ao filme, está no centro do debate como a única ferramenta possível quando é negado às pessoas o direito à voz e, consequentemente, de participação nas decisões políticas. Os quatro lugares documentados no filme, por exemplo, se conectam também no processo de resistência de seus moradores e moradoras. Em maio de 2016, as populações dessas comunidades se uniram a mais de 30 mil pessoas, em diferentes lugares nos 6 continentes, em uma ação direta de desobediência civil para ecoar a mensagem: liberte-se dos combustíveis fósseis, deixe-os no solo, freie a exploração.

O documentário “Desobediência Civil” teve estreia mundial na Internet no dia 29 de abril e já conta com lançamentos em várias partes do mundo. Os interessados em participar da exibição em Fortaleza, devem levar 01 kg de alimento não perecível a ser doado para a Associação Verdeluz, que apoia comunidades ribeirinhas no Parque do Cocó, em Fortaleza. Veja o trailer do documentário abaixo:

Para participar do evento, os interessados devem levar 01 kg de alimento não perecível a ser doado para a Associação Verdeluz, que apoia comunidades ribeirinhas no Parque do Cocó, em Fortaleza.

Serviço:

Lançamento do documentário “Desobediência Civil”
Cineteatro São Luiz, às 18:30
Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza-CE
Mais informações: (85) 3231 9461

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *