Famosos falidos: Conheça quem já declarou que não tinha um centavo
6 de março de 2019
Fortaleza recebe programação com atividades histórico-culturais
7 de março de 2019

Detox pós-carnaval – 8 dicas para uma pele revitalizada

Quarta-feira de cinzas é o dia mundial da ressaca do carnaval! E, se você aproveitou esses dias para se jogar na folia, exagerou um pouco nas bebidas com álcool, se descuidou da alimentação saudável, e passou dias exposta ao sol, essa é a hora para apelar para um resgate total de tudo o que seu organismo perdeu, não é mesmo?! Por isso esse é o post mais necessário dessa quarta-feira. Preparamos uma super matéria com dicas e receitas para um detox pós-carnaval reforçado! Então vem com a gente nessa missão de reconquistar a pele hidratada que perdemos nas festas.

1 – Abuse da hidratação

Repor a hidratação perdida nesses dias de folia é um passo essencial! Os líquidos ajudam seu organismo a eliminar substâncias tóxicas. Ingira muita água, sucos, água de coco, e chás. E para te ajudar nessa reposição dos líquidos, segue uma super receita de um suchá cura ressaca:

Ingredientes
2 xícaras de chá de água
2 colheres de sopa de erva dente de leão
2 colheres de sopa de flores de hibisco
2 limões sicilianos
10 folhas de hortelã
1 colher de chá de mel
Cubos de gelo

Modo de preparo
Coloque a água no fogo e, assim que ferver, desligue e junte as ervas. Tampe o recipiente. Deixe em infusão por cinco minutos e coe, deixe esfriar. Bata com os outros ingredientes e coe novamente, tome bem gelado.

2 – Limpeza caprichada

“Tire um momento para aplicar demaquilante com calma e remover todos os resquícios de maquiagem e glitter que ainda podem estar sobre a pele. O melhor é aquele no qual você não precisa fazer força para retirar a maquiagem”, afirma o dermatologista Dr. Jardis Volpe. Após esse processo é a hora do sabonete de limpeza facial, que inclusive podem conter agentes descongestionantes e detox, já no caso de uma pele mais oleosa, ele pode conter ativos como Acneol SR, que traz agentes anti-inflamatórios e seborreguladores.

3 – Pele renovada

Outro passo importantíssimo deste super detox é remover essa camada de impurezas que se depositaram na pele do rosto por conta das sujeiras e impurezas. “Esfoliar em excesso cria pequenas fissuras na barreira da pele que levam a uma perda maior de hidratação e geram inflamação”, diz o Dr. Jardis. Invista em produtos à base da seda de arroz ou ácido glicólico, que não são tão abrasivos na remoção das células mortas como os produtos granulosos.

4 – Retome a alimentação saudável

Realizar um detox na alimentação nos dias seguintes de excesso também é essencial para repor tudo o que foi perdido no carnaval. Consuma vegetais como couve, repolho, brócolis, couve flor, espinafre e rúcula, 2 x ao dia no almoço e jantar de preferência. As sopas podem ser alimentos riquíssimos para esse processo, e temos uma ótima receita para você:

Sopa verde detox
Ingredientes
1 xícara de folhas de espinafre
1/2 unidade de aboborinha em cubos
1 folha de couve em tiras
4 talos de brócolis
1 chuchu em cubinhos
1/2 unidade pequena de cebola ralada
Folhas de hortelã
1 colher de sopa de azeite
Sal rosado da himalaia a gosto.

Modo de preparo
Cozinhe o chuchu com a cebola. Acrescente a abobrinha, o brócolis e posteriormente a couve e o espinafre. Bata no liquidificador com azeite, sal e o hortelã. Sirva.

5 – Cuidado com os olhos

Os olhos sempre acabam meio que esquecidos quando falamos de dicas de beleza, não é mesmo? Mas não no nosso super post de detox pós-carnaval. E se a festa foi longa e no dia seguinte os olhos ficaram inchados, vale ainda mais dar atenção à essa área. “Para diminuir o inchaço, invista em compressas com camomila e arnica. Além de evitar bebidas alcoólicas, cigarro e dormir bem, utilize constantemente o protetor solar”, afirma a Dra. Valéria Marcondes.

6 – Hidratação facial

É extremamente importante não negligenciarmos a hidratação facial, e um composto que pode ajudar bastante na tarefa de reverter os danos desses dias de excesso e promover um poderoso detox é o ácido hialurônico. “Esse ativo tem uma molécula grande e não penetra bem na pele, mas já há formas menores de hialuronatos de sódio (ácido hialurônico) que conseguem penetrar na pele e chegam até a derme, o que as torna muito importantes para uso em cosméticos anti-idade e hidratantes”, afirma o farmacêutico Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia e diretor científico da Consulfarma.

7 – Voltar à rotina de beleza

Durante o carnaval é bem comum que abandonemos muitos dos cuidados e dos produtos que utilizamos no nosso cotidiano, por conta do pouco tempo, da ressaca, e de muitos outros fatores. Por isso, voltar à rotina correta, com os produtos indicados por dermatologistas é muito importante.

8 – Fuja dos alimentos industrializados

“Não consuma alimentos industrializados e processados ou refrigerantes, pois sobrecarregam o fígado. Dê um descanso para seu organismo, isso ajuda a melhorar os sintomas da ressaca mais rapidamente. Incluir limão em suas receitas é boa opção nesse momento, ele neutraliza o ph do sangue e ajuda na eliminação de toxinas”, indica a nutricionista Patrícia Davidson. Uma ótima forma de balancear essa alimentação é investir em sopas detox, como a receita que selecionamos á seguir:

Salada antioxidante
Ingredientes:
4 folhas de alface americana rasgadas
8 ramos de rúcula rasgados
1 abacate pequeno cortado em cubos
1 cebola pequena cortada em rodelas
1 maçã verde picada
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 dente de alho esmagado.

Modo de preparo
Em uma tigela funda coloque as folhas de alface e a rúcula. Sobre elas, espalhe os cubos de abacate, junte a maçã verde e a cebola. À parte misture o alho e o azeite. Coloque sobre a salada e salpique o orégano.

Com todas essas dicas não tem desculpas para não recuperar os danos causados pelo carnaval, não é mesmo?!

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *