Cada vez mais brasileiros buscam crescimento profissional fora do País e um dos principais destinos para quem deseja correr atrás deste sonho é o Canadá. De acordo com escritórios especializados em imigração, nos últimos meses houve um aumento de em média 40% na procura por informações sobre como abandonar o Brasil para tentar a vida na fronteira gelada da América do Norte.
Para os profissionais especializados, com formação superior, que planejam mudar de vida e de País uma ótima oportunidade é o programa Ciência sem Fronteiras para recém doutores brasileiros. Estão sendo ofertadas dez bolsas de pós-doutorado e podem concorrer quem tenha adquirido o título de doutor há no máximo cinco anos.
O concurso é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Vale e a Mitacs no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras. As bolsas de pós-doutorado serão apoiadas nas áreas das engenharias de minas, ambiental, Tecnologia de Carvão, Geologia, Ciências Climáticas, Energias Renováveis, Desenvolvimento Sustentável, dentre outras.
O prazo para submissão das propostas é às 23h 59min do dia 24 de maio de 2016 (horário de Brasília). Para participar, o candidato deve preencher um formulário disponibilizado na Plataforma Carlos Chagas e submeter todos os documentos listados no edital.
A seleção do candidato à bolsa de pós-doutorado é composta de quatro etapas:
1) Pré-Seleção: Análise dos requisitos do candidato e da documentação submetida via plataforma Carlos Chagas;
2) Análise por consultores Ad hoc; e
3) Comitê Conjunto de Julgamento composto pelo CNPq e Vale;
4) Decisão final do Comitê Conjunto de Julgamento acerca das candidaturas.
Aos selecionados será concedido passagem aérea, seguro-saúde e mensalidades de Cd$$2.660. Os recursos são da contribuição da Vale ao programa Ciências sem Fronteiras. A Mitacs contribuirá com uma Taxa de Bancada no valor de Cd$10 mil (dez mil dólares canadenses), que deverá ser usado para despesas inerentes ao projeto de pesquisa do bolsista.
Para maiores informações acerca das bolsas de pós-doutorado clique Aqui.
Fotos: Reprodução.