
No Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate ao HIV/Aids, Fortaleza reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, garantindo acesso a tratamentos especializados.
Na capital cearense, os pacientes são acompanhados pelo Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE), que oferta acolhimento humanizado e tratamento às pessoas vivendo com HIV/Aids. A capital possui sete SAEs e mais dois em parceria com universidades locais. O atendimento não precisa de agendamento prévio, somente o encaminhamento do posto de saúde.
Além dos SAE, Fortaleza dispõe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que realiza o diagnóstico de HIV e outras IST como sífilis e hepatites virais por meio de testes rápidos, oferecendo tratamento para os casos positivos. O atendimento está disponível para toda a população de Fortaleza.
E para quem busca a autotestagem para HIV é possível solicitar gratuitamente o kit e optar por receber em casa ou retirá-lo em um armário digital, usando um código obtido no site A Hora é Agora, de forma sigilosa. O armário está localizado na Estação Benfica do Metrô (Linha Sul), na Avenida Carapinima, 2087 – Benfica e funciona das 5h30 às 23h.
O diagnóstico precoce é a principal estratégia para a redução da mortalidade de pessoas vivendo com HIV/Aids. Mantenha seus exames em dia e previna-se!

Fotos: Reprodução / Fonte: Prefeitura de Fortaleza