Dia 25 é Dia de Maracatu

Art Daqui|Cultura|Em Fortaleza

Fim de semana também reserva mais uma edição do Dia 25 é Dia de Maracatu! No próximo sábado (25/6),  a Avenida Beira Mar, nas proximidades da feirinha, vai receber toda a tradição desse projeto em prol da nossa cultura regional! A programação acontece a partir das 18 horas e o Maracatu Vozes da África comandará a apresentação com cortejo e coroação da rainha. Além disso, o evento também contará com um intérprete de libras (Língua Brasileira de Sinais), que traduzirá os festejos.

Lançado no dia 25 de março de 2013, data em que se celebra oficialmente o Dia do Maracatu e a libertação dos escravos do Ceará, o projeto da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará, é uma política cultural de apoio, onde o objetivo principal é disseminação desta tradição em diferentes locais da cidade.

Com realização no dia 25 de cada mês, o projeto visa democratizar essa prática cultural. “Durante muito tempo, apesar da beleza e da importância histórica e cultural, o Maracatu era vivenciado em Fortaleza somente no período de Carnaval. O projeto Dia 25 é Dia de Maracatu veio dar visibilidade e democratizar o acesso a essa manifestação, além de envolver a cidade de Fortaleza no contexto da celebração, visando a difusão e o fortalecimento dos Maracatus locais”,  afirma Graça Martins, Gerente da Célula de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Cultura de Fortaleza.

Dia-de-Maracatu1

Premiação

O projeto Dia 25 é Dia de Maracatu está concorrendo à etapa final da 29ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, maior premiação com vistas à promoção e preservação do Patrimônio Cultural de todo o País. A fase final da disputa acontecerá nos dias 27 e 28 de julho, quando a Comissão Nacional se reunirá na sede do Iphan, em Brasília (DF), para definir os oito vencedores que serão contemplados com 30 mil reais, como estímulo e forma de reconhecimento às iniciativas de preservação, salvaguarda e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural.

Neste ano, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade homenageia o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, no ano em que se completam os 100 anos de gravação do primeiro samba. Este bem cultural foi inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão em 2004 e foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, em 2005.

Dia 25 é Dia de Maracatu 2

Se você ainda não conhece os encantos do Maracatu, não perca a oportunidade de conferir de pertinho esta tradição da nossa cultura popular. Fica a dica!

Serviço:

Dia 25 é Dia de Maracatu
Sábado
, 25 de junho de 2016, às 18h
Avenida Beira Mar, próximo a Feirinha
Atração: Maracatu Vozes da África
Informações: 3105.1386 / 3105.1291

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter