Assembleia Legislativa aprova proposta que cria Semana do Lixo Zero
16 de outubro de 2020
Quatro exercícios para treinar em casa com uma vassoura
18 de outubro de 2020

“Dia D” contra sarampo e poliomielite contará com 144 pontos de vacinação em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza, neste sábado (17), o “Dia D” da Campanha contra Sarampo e Poliomielite. A vacinação acontece em 144 pontos de vacinação, incluindo postos de saúde e pontos estratégicos montados em escolas, supermercados, igrejas e associações, com horário de funcionamento de 8h às 16h30.  

O município tem como meta imunizar aproximadamente 135 mil crianças contra a poliomielite, que estão na faixa etária de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A vacina da poliomielite protege crianças contra a paralisia infantil, doença que foi erradica no Brasil através da vacinação, mas que permanece em outros países do mundo. “A poliomielite é uma doença muito grave. Enquanto nós tivermos a circulação do vírus, devemos continuar vacinando nossas crianças”, enfatiza Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da SMS.

Além do dia D, a vacinação contra a poliomielite segue de segunda à sexta-feira nas salas de vacinação dos 116 postos de saúde, até o dia 30/10. A campanha de sarampo também segue até o fim do mês, com foco nas pessoas de 20 a 49 anos de idade. Adultos nessa faixa etária que não tomaram as duas doses da vacina, ou que estavam com o esquema vacinal incompleto, devem procurar uma unidade de saúde.

Na rede municipal são ofertadas 14 vacinas para as crianças (BCG, Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativada, Pneumocócica 10 Valente, Meningite C, Tríplice Viral, Hepatite A, Tetravalente, Pólio Oral, Tríplice Bacteriana – DTP e Febre Amarela) e cinco para os adolescentes (HPV, Meningite C, Tríplice Viral, Hepatite B e Dupla Bacteriana – Difteria e Tétano).

Funcionamento dos postos

No domingo (18/08), as unidades Paulo Marcelo (Regional II) e Messejana (Regional VI) também estarão abertas, das 08h às 17h, exclusivamente para imunização. Usuários que apresentarem sintomas de síndrome gripal durante o final de semana podem procurar uma das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Município. O atendimento acontece todos os dias, 24h por dia. As Unidades, localizadas nos bairros Vila Velha, Itaperi, Edson Queiroz, Jangurussu, Bom Jardim e Cristo Redentor, são voltadas ao atendimento adulto e pediátrico em casos de urgência e emergência.

Serviço – “Dia D” de vacinação contra sarampo e pólio

Data: Sábado (17/10)

Hora: 8h às 16h30

Local: 114 postos de saúde e 30 pontos estratégicos (Endereços: https://saude.fortaleza.ce.gov.br)

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *