Dia da Literatura Cearense é celebrado na Assembleia

Acontece|Assembleia Legislativa|Atualidades


O dia de nascimento da escritora e romancista cearense Rachel de Queiroz, 17 de novembro, tornou-se o Dia da Literatura Cearense, em homenagem a essa admirável mulher que até hoje trás orgulho a sua terra e à sua gente.

Para festejar esta data, a Assembleia Legislativa do Ceará realizou na noite da última terça-feira (17/11), uma sessão solene. A comemoração atendeu ao requerimento do deputado Professor Teodoro (PSD), que durante a solenidade destacou a importância da arte literária para a trajetória da humanidade, considerada por ele “uma expressão do belo e do maravilhoso.”

Considerando que o mundo poderia ser muito melhor se as novas gerações fossem estimuladas a ler livros como “Os Miseráveis, de Victor Hugo”, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) disse acreditar que os jovens também seriam melhores se tiverem acesso à literatura de Rachel de Queiroz, descrevendo a seca no nosso estado, ou mesmo aos poemas de Castro Alves, que desafiava oligarquias e ideias da igreja, que defendiam a escravização dos negros no País.

17 de novembro, tornou-se o Dia da Literatura Cearense em homenagem a escritora Rachel de Queiroz.
17 de novembro tornou-se o Dia da Literatura Cearense em homenagem a escritora Rachel de Queiroz.

O deputado Bruno Gonçalves (PEN) complementou o discurso de seu antecessor acerca do Dia da Literatura Cearense, afirmando que o conhecimento traz esperanças de um futuro melhor. Já a deputada Dra. Silvana fez referência a seu pai, afirmando que ele estimulou seu hábito de ler. A parlamentar ressaltou ainda que os escritores têm capacidade de transportar e dividir com os leitores mundos diferentes e novas experiências.

Durante o evento, foram entregues 34 placas alusivas ao Dia da Literatura Cearense, entre os homenageados estavam o presidente da Associação da Nacional dos Escritores, Fabio de Sousa Coutinho e o presidente da Associação Cearense de Escritores, Francisco de Assis Clementino Ferreiro. Também foram homenageados escritores e professores, representantes de entidades como Academia Sobralense de Letras, Academia Quixadaense de Letras, Academia Quixeramobinenses de Letras, Academia Cearense de Retórica, Casa Juvenal Galeno, Confraria da Literatura, Sociedade dos Poetas e Escritores de Maracanaú, entre outros que colaboram para o estímulo à criação literária e à leitura no Ceará.

O Ceará é terra de muitos escritores e poetas importantes, podendo-se citar além de Rachel de Queiroz muitos outros como José de Alencar, Domingos Olímpio, Adolfo Caminha, Antônio Sales, Jáder Carvalho, Moreira Campos, Gustavo Barroso, Patativa do Assaré, João Clímaco Bezerra, Ana Miranda etc.

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter