Tudo bem que, na atual crise econômica que o País atravessa, este não seja um dos momentos mais propícios para realizar compras, mas não dá para deixar a meninada sem presente no próprio Dia das Crianças, não é mesmo?
Apesar da crise não ter poupado nem mesmo as crianças e de estatísticas indicarem que o consumidor está mais cauteloso nas compras, as famílias não precisam se entristecer na hora de procurar presentes para os pequenos. Para não perder consumidores, os lojistas já estão oferecendo promoções para o Dia das Crianças com descontos tentadores.
O objetivo das ofertas é tentar seduzir o público. Pesquisas mostram que os brinquedos mais baratos serão os primeiros a sair das prateleiras. O gasto com os presentes, em média, deve ficar em pouco mais de R$150. Não é pouco, mas no ano passado, o valor médio dos presentes foi mais alto.
“72% do consumo de brinquedos no Brasil vêm das famílias das classes C, D e E. E são exatamente as famílias que estão sofrendo mais com essa crise. São famílias que têm menos recursos sobrando, têm menos poupança, têm o orçamento mais apertado e acaba sobrando menos recursos para gastar com esses itens que não são de primeira necessidade”, afirma Vitor França, assessor econômico da Fecomércio de São Paulo.
No entanto, para saber se o brinquedo passou por testes e possui garantias mínimas de segurança, o Procon atenta para que o consumidor observe se o produto é certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), assim como pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). Outro fator importante que necessita de atenção dos pais é a classificação da faixa etária do brinquedo.
O Procon esclarece ainda que, se houver problemas decorrentes da sua fabricação, o fornecedor tem o prazo de até 30 dias para reparar e entregar o brinquedo em perfeitas condições ao consumidor. No caso de compras efetuadas por telefone, Internet, vendedor ambulante ou catálogos, o comprador tem o direito de se arrepender e desistir da compra no prazo de até sete dias.
Fotos: Reprodução.