Fique por dentro do treinamento funcional
24 de janeiro de 2012
Biscoitos Irresistíveis!
24 de janeiro de 2012

Dia do aposentado – vivendo a melhor idade!

São anos de vida, muitas histórias para contar e longos caminhos já percorridos. A população idosa do Brasil cresce a cada dia e, consequentemente, a de aposentados também. No dia 24 de Janeiro comemora-se o dia do aposentado! A data nasceu depois da assinatura da Lei Eloy Chaves, em 1923, que marcou a criação da aposentadoria e do ganho de pensão. O fato tornou-se marco histórico, pois até o momento a Previdência Social era apenas para funcionários do governo federal.

No Brasil, a aposentadoria por idade é concedida aos homens com mais de 65 anos e as mulheres acima dos 60 anos. Já a aposentadoria por tempo de serviço prestado leva em conta o período que o trabalhador serviu a empresa. Os homens precisam trabalhar por 35 anos e as mulheres por 30 anos.

Existem ainda outros tipo de aposentadoria – que não são decorrentes da idade, nem do tempo de serviço prestado. Entre elas estão a aposentadoria por invalidez, a compulsória, a dos trabalhadores rurais, do servidor público, dos professores, as especiais e as das donas-de-casa.

É extremamente importante assegurar os direitos dos aposentados e levantar sempre a bandeira da causa. Fazer questão de salientar as conquistas já adquiridas pelas pessoas da terceira idade é um dever de todos. Atitude mais que merecida é cuidar de quem já fez muito pelo Brasil! Nossos aposentados trabalharam a vida toda e representaram grande parte do esforço para manter a ordem e dar continuidade ao progresso na nação.

De acordo com dados do IBGE, o número de pessoas que possuem idade acima de 60 anos equivale a mais de 20 milhões, ou seja, 10,8% da população. Estima-se que ainda esse ano, o Brasil irá ficar na sexta posição na lista dos paises com o maior número de representantes da melhor idade. Informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) mostraram que, pelo menos, em 53% dos lares os idosos pegam, no mínimo, a metade das contas.

Com esse aumento no número de idosos e aposentados no Brasil, eles passam agora a representar uma importante parcela da população que consume muito e é exigente na hora de comprar. Há alguns anos, a rotina de idosos e aposentados era resumida a atividades simples e repetitivas, muitas vezes, dentro da própria residência. Hoje, com o avanço da medicina e a busca constate por mais qualidade de vida, a população que está na terceira idade aproveita mais a vida e desfruta, de fato, do titulo de “melhor idade”.

Já existe uma infinidade de pacotes de turismo voltados aos idosos, com programação especial – jogos, atividades em grupo, bailes e spas – restaurantes com noites dedicadas a eles, programas de televisão que abordam o assunto de forma recorrente, meios de parcelamento e empréstimos específicos e, claro, o coração não poderia ficar de lado: o namoro entre os representantes da terceira idade aumentou e muito!

Nunca antes a população na faixa etária da terceira idade havia aproveitado tanto essa fase da vida! Essa é a prova de que a melhor idade é sim após os 60 anos e que ainda há muito da vida a ser descoberto!

 

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *