Sabia que hoje, 25 de agosto, comemoramos o Dia do Feirante? Atualmente, Fortaleza conta com 74 feiras e mais de três mil feirantes mapeados pela cidade. São 19 quilômetros de corredores com uma forte função econômica, social e cultural. E para apoiar essa área econômica, Fortaleza conta com o projeto Feiras Livres.
O projeto estabelece o ordenamento dos feirantes em lugares pré-definidos. A divisão é realizada por segmento de frutas e verduras, carnes e peixes, temperos secos, confecção e variedades. Melhorias estruturais, como a implantação de banheiros químicos, também são realizadas, assim como os serviços de varrição, capinação, pintura de meio-fio, poda de árvore, manutenção da iluminação pública, tapa-buraco asfáltico, cursos de capacitação para os feirantes, entre outros, conforme necessidade dos espaços.
Dentre as 74 feiras mapeadas, 29 já alcançaram a condição de “organizadas”, ou seja, elas concluíram todas as etapas iniciais: as visitas técnicas, a medição das dimensões das barracas, a pesquisa com o público da feira, a setorização por segmento de atividade econômica e o cadastramento dos feirantes. Esses locais já organizados recebem banheiros químicos para uso durante o funcionamento da feira e, ao final, equipes de limpeza são destacadas para recolher o lixo produzido.
Em todas as feiras, equipes das Regionais e da Seger realizam visitas técnicas, fazem a medição das dimensões das barracas, implementam a setorização por segmento de atividade econômica e levantam o cadastro dos feirantes, com intuito de emitir os termos de autorização aos feirantes, tão logo eles concluam os cursos de capacitação oferecidos pela gestão municipal.
Fotos: Reprodução / Fonte: Economia