
Na capital cearense, a tradição do Maracatu se destaca por características únicas, como o ritmo cadenciado, o uso do negrume (pintura preta nos rostos dos brincantes) e a grande diversidade de personagens e alas que compõem seus cortejos. E para celebrar o Dia do Maracatu de Fortaleza, no próximo sábado (29), a Avenida Beira-Mar será palco de um festejo especial.
A partir das 18h, um cortejo apresentará 15 grupos fortalezenses que preservam a memória desta rica manifestação cultural. Integram o cortejo os grupos Maracatu Nação Palmares, Maracatu Leão de Ouro, Maracatu Vozes da África, Maracatu Rei de Paus, Maracatu Nação Pici, Maracatu Solar, Maracatu Obalomí, Maracatu Az de Ouro, Maracatu Axé de Oxóssi, Maracatu Rei Zumbi, Maracatu Rei do Kilombo, Maracatu Nação Iracema, Maracatu Corte Imperial, Maracatu Nação Fortaleza e Maracatu Nação Baobab.
Em reconhecimento à importância do Maracatu na história e na identidade cultural de Fortaleza, a celebração já está consolidada no calendário cultural e afetivo da cidade desde 2014. Assim, além de encantar fortalezenses e turistas com as cores e as batidas, o desfile rememora os cortejos e coroações dos reis negros, uma tradição que atravessa gerações, reverenciando a força e a resistência da cultura afro-brasileira.

Dia do Maracatu de Fortaleza
Realizado em 25 de março, de acordo com a Lei Municipal nº 5.827/1984, o Dia do Maracatu de Fortaleza homenageia essa importante manifestação cultural e marca o dia da libertação dos escravos no Ceará, ocorrida em 25 de março de 1884, também conhecida como Data Magna. O estado foi o primeiro do Brasil a abolir a escravidão, quatro anos antes da Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888.
Serviço
Cortejo alusivo ao Dia Municipal do Maracatu
Dia 29 de março (sábado), a partir das 18h
Avenida Beira-Mar, em frente ao Náutico Atlético Cearense
Acesso gratuito e livre
Fotos: Reprodução / Fonte: Secultfor