Hoje (14), é o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, o tema deste ano é “Todo doador de sangue é um herói”, mas o gesto simples de demonstrar os “superpoderes” através da doação de sangue, está meio em falta no Estado. Por isso, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), faz um apelo para que as pessoas compareçam aos locais de coleta e comecem a ser um doador.
Criada em 2004 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data tem o objetivo de incentivar/sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue. “A doação é um gesto simples e humano que salva vidas”. Para ser doador, a pessoa tem que estar saudável, bem alimentado, pesar mais 50kg, ter entre 16 e 67 anos e apresentar um documento oficial com foto.
Nesta quinta-feira, equipes do Hemoce estarão de 10h às 20h no Shopping Aldeota fazendo coleta de sangue. É sempre bom lembrar que a doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A cada doação, que pode ser em um intervalo de três meses para homens e quatro meses para mulheres, a quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, o que representa menos de 10% do volume em circulação no corpo. Então, faça esse gesto humanitário, sua doação pode ajudar a salvar até três vidas.
Serviço
Shopping Aldeota: Av. Dom Luís, 500 – Aldeota
Hemoce: Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo, Fortaleza/Ce
Fone: (85) 3101.2296 – hemoce@hemoce.ce.gov.br
Foto: Reprodução