
Neste final de semana, o mundo de Hollywood perdeu uma de suas grandes estrelas. Isso porque foi confirmada a morte de Diane Keaton, aos 79 anos, nos EUA. A notícia, então, pegou fãs e a indústria cinematográfica de surpresa. Sua carreira atravessou décadas, com papéis que variaram entre comédia, drama e papéis icônicos que moldaram a cultura pop.
Quanto à causa da morte: até o momento, não há confirmação pública sobre o que levou ao falecimento. Durante a vida, porém, ela revelou que lutou contra câncer de pele e bulimia. No entanto, diversos tabloides norte-americanos relatam que sua saúde “declinou muito rapidamente” nos meses finais.
Mas nada de tristeza, A seguir, relembre a carreira de Diane Keaton e seus principais trabalhos no cinema:
Quem foi Diane Keaton?
Keaton nasceu como Diane Hall, em Los Angeles, em 5 de janeiro de 1946. Ela adotou o sobrenome materno como nome artístico. Estudou atuação em faculdades locais e depois na famosa Neighborhood Playhouse, em Nova York.
Sua ascensão como atriz começou nos anos 1970. Trabalhou com Woody Allen em filmes como Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall) e Manhattan. Annie Hall, inclusive, lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz em 1977. Keaton também participou da trilogia O Poderoso Chefão, na qual interpretou Kay Adams, papel fundamental para a narrativa da mafiosa família Corleone.
Além de atuar, ao longo de sua carreira, Keaton também transitou entre dirigir alguns filmes e realizar produções próprias, mas mantendo seu estilo inconfundível.
Filmes imperdíveis protagonizados por Diane Keaton
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa – 1977
Neste clássico de Woody Allen, Diane vive Annie Hall, que tem uma relação complexa com Alvy Singer (Allen). O filme rompeu barreiras na comédia romântica e deu a ela seu primeiro Oscar. Esse, inclusive, está disponível no Apple TV+.
O Poderoso Chefão partes II e III – 1972

Vivendo o papel de Kay Adams, Keaton interpretou a esposa de Michael Corleone, vivida por Al Pacino. Sua presença humana equilibra o poder brutal da máfia, mostrando dilemas morais e tensões familiares. Disponível tanto na Netflix quanto no Prime Video.
O Clube das Desquitadas – 1996
Esta divertida comédia romântica conta a história de três mulheres abandonadas por maridos. Elas, então, recorrem à vingança amorosa. Diane interpreta uma delas e ganhou outra indicação ao Oscar. Além disso, o filme virou marco no empoderamento feminino na comédia. Está lá na Apple TV+.
Alguém Tem que Ceder – 2003
Em uma comédia romântica madura — categoria na qual ela se destacou — Diane interpreta Erica Barry, que se envolve com um compositor mais jovem. Além de Keaton, o filme conta, ainda, com um grande elenco com nomes como Jack Nicholson e Keanu Reeves. A produção explora não somente o amor na meia-idade, mas também traz importantes reflexões sobre vida e relacionamentos.
Acampamento com as Amigas – 2024
Este filme acabou ficando marcado como o último trabalho de Diane Keaton nos cinemas. Em Acampamento com as Amigas, a atriz ao lado de atrizes como Kathy Bates interpretando um grupo de mulheres que se reúne num acampamento após muito tempo. Na comédia dramática, as amigas lidam não somente com relações antigas, mas também com emoções tardias. Quase uma sessão de terapia em grupo — e com a participação do espectador! Disponível na HBO Max.
Diane Keaton: mais uma estrela que viverá para sempre em seu legado no cinema mundial!
Fotos e vídeos: Reprodução