Aprenda a montar uma horta vertical com sistema próprio de irrigação
11 de Maio de 2016
DFB 2016 – TOP 10 dos bastidores!
11 de Maio de 2016

Dicas de atividades simples e criativas para fazer em casa com as crianças

Estimulada pelas possibilidades do mundo digital, as crianças de hoje são super informadas, têm conhecimentos tecnológicos avançados, raciocínio rápido e um grande controle dos dedos. Entretanto, talvez falte para elas a oportunidade de explorar a imensidão de possibilidades fora do mundo tecnológico.

Através desta matéria o No Pátio traz a ideias para incentivar a criançada a explorar a brincadeira usando materiais simples e que fazem parte do cotidiano. Folhas de árvores, flores, papelão, giz de cera, tinta… Tudo pode dar asas a imaginação na hora da diversão e mostrar que os pequenos podem aprender muitas coisas a respeito do mundo que as rodeia. Veja:

Crianças 2

Dica de Atividade: Casa-palco Mal Assombrada

Essa casa mal assobrada é bem divertida. Ela não é só uma casa, é também um palco para que as crianças possam inventar e contar uma história. Ou várias histórias! Para fazê-la é bem simples, basta fazer o desenho no papelão e recortar. Depois você pode pedir as crianças para pintar. Por fazer bastante bagunça, é bom colocar algo embaixo para proteger o chão.

Para fazer os dedoches você pode usar papéis coloridos. É só medir o dedinho da criança com o papel mesmo e recortar na medida do dedo. Cada um inventa dois ou três personagens para a peça.

Materiais: uma caixa de papelão; lápis e borracha; tinta preta; papéis coloridos; tesoura e cola; algo para cobrir o chão.

Crianças 3

Dica de Atividade: Pinturas com Bolhas de Sabão

Você sabia que dá para fazer lindas pinturas com bolhas de sabão? Elas não são exatamente como aquelas que você compra pronta, mas é fácil de fazer e a arte fica linda! É um momento relaxante, de brincadeira e que dá em uma bela obra.

Primeiro você mistura a água e o detergente. Em potinhos de plástico você pode colocar as diferentes cores de tinta e depois adicionar a mistura de água e sabão que preparou. Ou você pode comprar o portinho pronto de bolhas de sabão e adicioná-lo aos potinhos de tinta. Cubra o chão ou a mesa com uma toalha plástica ou papelão e pregue a cartolina com fita crepe.

Distribua os canudinhos para as crianças mais velhas (as pequenas podem engolir o conteúdo por isso não é recomendado usar o canudo). Agora é só assoprar as bolhas coloridas. As crianças pequenas podem estourá-las com os dedos! Peça para que elas soprem em diferentes lugares do papel!

Materiais: meio copo de água morna; gotas de detergente; tinta guache; copinhos de plástico; canudinho; cartolina branca; algo para cobrir o chão.

Agora é só reunir a criançada, preparar um lanche bem gostoso e se divertir!

 

 

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *