Dicas de como cuidar do jardim no verão

Comportamento

No verão, não é só a gente que sofre com os efeitos da estação mais quente do ano, as plantas também pedem um cuidado especial. Todo esse calor, mesmo incentivando o crescimento da maioria delas, pode trazer algum tipo de prejuízo, como o aumento de ervas daninhas, que podem modificar o ritmo da fotossíntese e até o processo de absorção de nutrientes importantes do solo. E foi pensando nesses cuidados, que o técnico especializado Eduardo Santos, dá algumas dicas de como tratar o jardim durante a estação sol. Confira!

Na hora do plantar – Essa é a melhor época para realizar o replantio, pois é nesse momento que as plantas crescem mais e suas raízes se expandem. Algumas plantas, especificamente, tem adaptam melhor à estação, é o caso do Copo-de-leite, Helicônia, Lírio da Paz, Dália, Onze-horas, Girassol, Crista-de-galo, Orquídea, Bromélia, Hibisco, Gérbera e Violeta. É  necessário um cuidado extra, quanto mais líquido e mais matéria orgânica para adubar o local, mais rápido ela irá se adaptar ao novo local.

Na hora de regar – A necessidade de água das plantas aumenta em dias mais quentes, pois a absorção de líquidos é muito mais rápida. Mas isso não significa que você tem que regar o jardim de 5 em 5 minutos, pelo contrário, o excesso de água pode facilitar a entrada de fungos e bactérias indesejadas. Em locais onde a estação é mais seca, a rega deve ser feita com mais frequência, preferencialmente no período da manhã ou no fim da tarde, nunca nos horários em que o sol é mais forte, evitando assim que as plantas sofram queimaduras!

Ervas Daninhas – Assim como o calor incentiva o crescimento das plantas, com as ervas daninhas não é diferente. Seu controle é vital para a saúde do jardim, pois ela funciona como uma espécie de parasita e compete com as plantas no consumo de água e nutrientes. Ao removê-las é preciso cuidado para não prejudicar raízes das plantas vizinhas. O ideal é utilizar ferramentas específicas, como o firmino.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter