Xuxa xingou muito na internet… De novo!
16 de outubro de 2015
Liceu do Ceará é tema de programa na TV Assembleia
16 de outubro de 2015

Dicas de exercícios para quem trabalha sentado o dia inteiro


Ficar sentado por muito tempo até pode parecer algo inofensivo (já que não há cansaço ou desgaste), mas na verdade, é bastante perigoso para a saúde. Se somadas as horas de trabalho ao tempo no trânsito, no ônibus, assistindo à televisão e outras atividades do gênero, o resultado é simples e claro: longos períodos na mesma posição.

E como todo mundo já está cansado de saber o sedentarismo causa muitos danos à saúde. De acordo com dados de algumas pesquisas realizadas em vários países, ficar muito tempo sentado pode chegar a ser tão prejudicial à saúde quanto o vício no cigarro. 

Um recente estudo, divulgado na revista especializada British Journal of Sports Medicine, recomendou que para evitar os efeitos negativos de passar a maior parte do dia sentado, que vão desde a má circulação do sangue a uma maior produção de toxinas no organismo, a pessoa deve ficar de pé pelo menos por duas horas durante o dia .

Para reduzir estes riscos o ideal é incorporar certas rotinas que estimulem uma vida mais ativa, como levantar da cadeira a cada meia hora ou caminhar pelo escritório, por exemplo. No entanto, se for impossível se separar da cadeira e do computador ou se não dá para escapar da mesa de reuniões por um tempo, o No Pátio dá algumas dicas para o trabalhador de escritório se manter ativo mesmo que seja sentado. Vamos conferir?

– Evite cruzar as pernas e as deixe ligeiramente afastadas, com os pés bem apoiados no chão. É importante que a altura da cadeira tenha a mesma distância entre o seu joelho e o chão;

– Com as pernas flexionadas pressione os calcanhares nos pés da cadeira, como se você quisesse quebrar o pé da cadeira;

– Eleve os calcanhares até que os pés fiquem apoiados nos dedos;

– Estenda a perna e eleve o peito do pé (virar o pé para cima) por vários momentos durante o dia.

sentado 3

Apesar destes conselhos especialistas ainda recomendam que o melhor é se levantar da cadeira, parar por alguns minutos e caminhar um pouco obedecendo a certos intervalos. Portanto, mexa-se!

 

Fotos: Reprodução. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *