Para muitos brasileiros dezembro é um mês mágico! Além das festas tradicionais deste período ele ainda traz um dinheirinho a mais, já que entra o 13º salário. Neste ano, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do benefício deve injetar 196,7 bilhões de reais na economia brasileira, o que representa aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB).
Como o Pátio Hype sabe que é comum ter dúvidas em relação a como usar esse dinheiro extra, listamos algumas dicas para ajudar você a administrar bem o seu 13º neste fim de ano. Confira:
◊ Elimine ou reduza dívidas
Com o País em crise, mais do que nunca, a recomendação é o pagamento de dívidas como primeira opção. Segundo especialistas no assunto, dê prioridade as dívidas com juros mais altos (cartão de crédito e cheque especial). Mas atenção: não saia pagando antes de negociar. Com o dinheiro em mãos, você pode obter bons descontos.
◊ Invista – dentro de sua realidade
Outra possibilidade é investir. Para quem quer colocar dinheiro em alguma modalidade de investimento, deve-se analisar três pontos: valor, prazo e finalidade. Se a pessoa tiver um prazo esticado, acima de cinco anos, a recomendação é o fundo de investimento imobiliário. Para um prazo médio, de dois a três anos e valor acima de 1.000 reais, a sugestão é renda fixa – que pode dar uma boa turbinada -, LCI, LCA ou CDB. Para o curto prazo, até um ano, a dica é o Tesouro Direto direcionado para Selic, que não tem surpresa.
◊ Programe-se para o início do ano
Janeiro, fevereiro e março são os meses em que começam a chegar algumas das contas mais pesadas do ano, como matrícula escolar, IPVA e IPTU. Ter um “cofrinho” para esses três primeiros anos é importante e de grande ajuda.
◊ Compre à vista
Ao optar pelo não parcelamento de suas dívidas, você deixa de comprometer o orçamento futuro e economizará pois lojas, prestadores de serviços e instituições financeiras oferecem descontos para pagamentos a vista. É melhor acumular fundos para comprar um eletrodoméstico ou outro bem móvel, do que comprometer durante meses seu orçamento futuro.
◊ Poupe para o futuro
Se você não tem dívidas o 13º salário é uma excelente oportunidade para estrear na poupança. Afinal, esse bônus que recebemos no final do ano é perfeito para se dar início a um planos e fazer outras reservas. Assim, além de conquistar a tão sonhada estabilidade financeira, você pode realizar grandes objetivos, como a troca do carro, a compra de um imóvel e por aí vai…
Existem várias maneiras de investir o seu 13º salário e engordar seus rendimentos ou se livrar das dívidas acumuladas. Com as dicas que o Pátio Hype listou para você, basta escolher a melhor opção e administrar bem o seu dinheiro.
Fotos: Reprodução.