Você vive cansado, dorme mal, fica doente com frequência e falta pique até para subir dois lances de escada? Se a resposta for afirmativa, é sinal de que o seu corpo está dando o pisca-alerta gritando que precisa de exercícios para recuperar a resistência física.
Há uma série de benefícios que mexer o corpo proporciona para o nosso organismo como, por exemplo, auxiliar no tratamento da obesidade, depressão, diabetes, câncer, hipertensão, doença de Alzheimer, entre outras. Como o No Pátio sabe que é a prática regular de atividades que nos dá o condicionamento físico adequado, listamos algumas táticas para para melhorar a sua resistência. Anda se cansando facilmente? Siga nossas dicas.
◊ Exercite-se regularmente
Esse hábito aumenta o reparo do sistema respiratório e cardiovascular. Na prática, isso quer dizer que você terá cada vez mais fôlego para fazer exercícios a cada novo dia. O coração e a circulação sanguínea vão trabalhar com menor sobrecarga ao fazer esforço físico. Portanto, para aumentar a resistência física suba escadas, faça caminhadas. O importante é mexer o corpinho.
◊ Tenha uma alimentação saudável
A alimentação adequada irá ajudar você a ter mais energia e, consequentemente, mais resistência física. Mas para que você consuma o necessário é importante incluir no cardápio alimentos saudáveis e passar longe das dietas sem carboidratos, já que eles são uma excelente fonte de energia.
Procure se alimentar de três em três horas e dua horas antes da prática de exercícios faça uma refeição leve. Cada pessoa tem um organismo diferente e um alimento que dá muita energia para alguém pode não ser o ideal para você, por isso é importante consultar um profissional para que ele possa montar o cardápio ideal.
◊ Mantenha-se hidratado
Manter-se hidratado fará com que você consiga aumentar a resistência física na hora dos exercícios, já que durante sua prática é comum suar em excesso. Por isso beba bastante água durante o dia e antes de começar a atividade física, beba no máximo 500 ml de água, já que o excesso pode causar cãibras.
◊ Respiração adequada
O modo como você respira também afeta diretamente a resistência física. A respiração pelo abdômen é uma ótima forma de ter mais resistência e fôlego, já que através dela há uma maior absorção de oxigênio. Mudar a maneira de respirar pode ser uma tarefa difícil e para que dê certo você deve treinar diariamente.
◊ Evite o álcool e o cigarro
Consumir bebida alcoólica e fumar pode afetar o seu condicionamento físico e por isso é importante que você evite. O uso do cigarro, além de poder causar câncer, prejudica a respiração fazendo com que você tenha menos fôlego. Já o álcool fará com que você desidrate mais rápido além de afetar o metabolismo.
Aumentar a resistência física leva tempo e é um trabalho duro, mas como recompensa você será capaz de suportar atividades mais cansativas com menos desgaste físico. Não importa qual o seu objetivo, o caminho é adotar um estilo de vida mais saudável e seguir nossas dicas.
Fotos: Reprodução.