Tornar-se mental e emocionalmente forte não é um processo que ocorre da noite para o dia, bem sabemos. Por isso, ajudar a criança a construir força mental e equipá-la com as ferramentas necessárias para lidar melhor com os desafios da vida é algo de vital importância. Ao criar filhos mentalmente fortes você os está preparando para serem capazes de resolver problemas de forma produtiva, se recuperar de frustrações de forma eficaz, e lidar com as dificuldades com competência.
A missão de criar filhos nunca foi considerada fácil, ok. Entretanto, há várias maneiras de orientar os pais nesse desafio, como técnicas de disciplina e ferramentas de ensino que podem ajudar as crianças a crescerem mais fortes. Aqui estão seis estratégias que o No Pátio traz para ajudar o seu filho a construir a força mental:
1- Ensinar habilidades específicas para corrigir o mau comportamento
Quando uma criança não se comporta direito, temos uma excelente oportunidade para lhe ensinar habilidades específicas, como a capacidade de resolver problemas, o controle dos impulsos e diversas habilidades de autodisciplina. Estas habilidades o ajudarão a aprender a se comportar de forma produtiva, a enfrentar as circunstâncias e contratempos difíceis e a resolver os seus problemas.
2- Ajudar a criança a enfrentar seus medos
Se o seu filho evita coisas que são assustadoras, ele nunca vai ter a oportunidade de ganhar confiança em sua capacidade de lidar com o estresse. Se seu filho tem medo do escuro, ou não quer desafiar a si mesmo para tentar coisas novas, ajude seu filho a enfrentar seus medos. Quando as crianças enfrentam seus medos com sucesso, ganham confiança para sair de suas zonas de conforto e crescerem mais fortes.
3- Afirme responsabilidades pessoais
Criar criar filhos mentalmente fortes envolve aceitar a responsabilidade pessoal. Permita explicações – mas não desculpas – quando seu filho cometer um erro ou se comportar mal. Corrija o seu filho se ele tentar culpar os outros pela forma como ele pensa, se sente ou se comporta.
4- Deixar seu filho cometer erros
O seu filho aprenderá lições muito valiosas da vida de você lhe permitir cometer os seus próprios erros. O trabalho de um pai não é proteger os seus filhos dos erros, e sim estar ali para lhes ensinar que os erros são parte do processo de aprendizagem, de modo que não se deve sentir envergonhado ou desconfortável por isso.
5- Cuidar do negativismo
É difícil para as crianças se sentirem fortes mentalmente se elas são humilhadas, ou se estão prevendo pessimismo e maus resultados. Só através do exemplo você poderá ensinar uma criança a não ser negativa e a pensar de forma mais realista.
6- Ser um modelo de força mental
Não há melhor maestro do que o exemplo. Não se deve apenas falar a uma criança sobre aquilo que ela precisa fazer, mas também é preciso mostrá-lo na prática. Além disso, é muito bom que você converse com a criança sobre as suas metas pessoais, e que você lhe explique o que está fazendo para conseguir melhorar.
Aprender a criar criar filhos mentalmente fortes se faz principalmente sobre a construção da resiliência, da autoestima e da autoconfiança. Ajudar as crianças a desenvolverem a sua força mental é incentivá-las a atingir seu pleno potencial diante da vida. E qual é a mãe ou pai que não deseja isso para o seu filho, não é verdade?
Fotos: Reprodução.