Dicas para fazer seu filho gostar de estudar

Comportamento|Dicas|Pais e filhos

Que pai ou mãe não espera que o seu filho seja um aluno exemplar e dedicado? Entretanto, quando o cenário é o contrário fica difícil saber que atitudes tomar para reverter essa situação. Segundo especialistas, cada criança ou adolescente funciona de uma forma diferente e o não gostar de estudar pode ter diversas causas.

Com as novas tecnologias contribuindo para uma sensação de enfado por parte das crianças e adolescentes, estudar hoje em dia é visto como “mais chato” do que em outros tempos. Por isso, a fim de ajudar os pais a encontrar possíveis soluções para este problema, o No Pátio separou algumas dicas valiosas que mostram que é preciso renovar diariamente o convite para o prazer de estudar. Veja abaixo o que fazer!

– Converse

Mostre ao seu filho como é importante gostar de estudar para aprender e explique como a educação poderá render a ele bons frutos quando no futuro. Sente-se com ele para revisar os cadernos, pergunte se tem dúvidas e se for o caso ajude-o a entender o que não está claro.

gostar de estudar 2

– Evite broncas, punições e ameaças

Educação não pode acontecer só com base no castigo, porque senão fica uma educação pela punição e o estudo acaba sendo visto como algo negativo. Em vez disso, procure recompensar a dedicação com reconhecimento, elogios ou mesmo premiações (como livros, um passeio, piquenique no parque ou preparando a comida favorita do filho). No entanto, evite premiar o filho com dinheiro para não incentivar uma visão mercantilista e criar uma pessoa materialista.

– Seja o exemplo

Mostrar que tem hábitos de leitura, fazer algum curso, cursar uma pós-graduação e incentivar atividades familiares educativas (como ida a museus, jogos educativos e leituras) são atitudes que mostram que os pais tem apreço pelos estudos. Afinal, se os pais não ensinam a importância da escola, como fazer com que os filhos aprendam isso?

gostar de estudar 3

– Crie uma rotina

Estabelecer limites e organizar a agenda do seu filho é a melhor forma de lidar com esse cenário. É importante que os pais consigam estabelecer horários para tudo e tem que ter uma hierarquia nisso: a hora do estudo é mais importante do que a hora da brincadeira ou do bate com os amigos. Faça o seu filho participar das negociações, por exemplo: só quando estudar é que vai poder brincar ou poder sair para o shopping.

Estudar é aprender, é se desenvolver, é se tornar uma pessoa mais madura e mais capaz. Então, siga as dicas do No Pátio e faça com que seu filho aprenda a gostar de estudar e veja isso como algo bom e positivo.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter