Podem chamar de vagabundagem, preguiça, inaptidão, ociosidade, ou qualquer outra coisa, mas a ideia de não fazer nada é uma das tarefas mais difíceis de resistir quando o assunto é atividade física.
Para Vinícius Possebon, criador do programa de treinamento homefitness “Queima de 48 Horas”, apesar das pessoas engordarem nesta época do ano, por conta das férias e das festas julhinas, tem como driblar a vontade de não fazer nada e conseguir ficar em forma. O especialista listou três dicas para quem busca uma ajudinha na difícil missão de deixar a preguiça de lado e fazer atividades físicas nesta época. Confira:
1- Deixe a preguiça de lado
A primeira dica para conseguir ficar em forma nas horas de desanimo é tomar conta da mente para evitar a preguiça. “O segredo é sempre se lembrar do corpo que desejamos conquistar”, provoca Possebon.
Com a atividade física, a disposição, o tônus muscular e a energia melhoram, motivados pela ação da endorfina, um neurotransmissor associado à sensação de prazer e bem estar. Além disso, uma dieta balanceada, com pratos coloridos e alimentos ricos em potássio, confere todos os nutrientes necessários para os exercícios e ainda evita cãibras.
2-Aqueça o corpo
O especialista destaca que é importante não começar a fazer atividades físicas com o corpo frio, de quem permaneceu muito tempo parado. “Não se pode começar um treino sem alguns minutos de aquecimento”.
3-Hidrate-se
O preparador físico lembra que as pessoas acabam bebendo menos água no frio, e por isso a falta de hidratação pode ser um problema. “Quando o corpo não está muito hidratado, ele tende a sofrer mais com as atividades físicas. A água e outras bebidas, como sucos, vão acrescentar minerais como sódio, magnésio, potássio e cálcio, que são importantes para que a atividade física não cause dores”, resume o especialista.
O Q48 traz quatro diferentes movimentos: Burpee adaptado – que consiste em um salto seguido da colocação das mãos no chão e as pernas colocadas para trás; Corrida parado; Montanha Alpinista – que consiste em colocar as mãos no chão e movimentar as pernas flexionando os joelhos como se fosse uma corrida; e Agachamento – no qual deve-se flexionar as pernas levemente afastadas.
Agora veja o treino especial, para o corpo todo, que especialista sugere:
Burpee adaptado: 30 segundos
Corrida parado: 10 segundos
Montanha Alpinista: 30 segundos
Corrida parado: 10 segundos
Agachamento: 30 segundos
Corrida parado: 10 segundos
Todas as pessoas, pelo menos uma vez na vida, já sentiram uma imensa preguiça de realizar alguma atividade, seja ela exercício físico ou não. Até aí, tudo dentro da normalidade. O problema é quando a sensação é recorrente e empecilho para o desempenho de tarefas cotidianas e prejudicam os resultados que você almeja alcançar.
Para encarar o treino com muito mais disposição e conseguir ficar em forma, não esqueça de seguir as dicas que o No Pátio listou aqui.
Fotos: Reprodução.