É cientificamente comprovado: Gastar seu dinheiro com viagens faz bem para você! Isso porque a felicidade é derivada de experiências próprias (e isso só aumenta com o passar dos anos), já que os eventos se tornam parte de nós e nos ajudam a moldar nossas identidades. E tem coisa mais prazerosa e gratificante do que viajar? Todos nós terminamos nossas viagens muito melhores do que quando as começamos. É do princípio humano aprender com cada experiência vivida, com cada novo amigo, com cada novo costume…
Entretanto, planejar uma viagem desde o início pode parecer algo muito trabalhoso. Por isso, o No Pátio reuniu algumas dicas práticas para você organizar a sua primeira viagem por conta própria. São sugestões de ferramentas fáceis e muito úteis que vão ajudar na sua primeira saída por aí. Dá uma conferida:
– Escolhendo o destino
Geralmente a gente começa a conhecer lugares por fotos e a partir daí faz uma pré-seleção do que quer visitar nas férias. Passada esta etapa, existem dois pontos importantes na hora de escolher aonde ir e ao organizar sua viagem por conta própria. Veja:
· Pesquisar os serviços – O primeiro passo é saber um pouco mais sobre a infraestrutura oferecida nos destinos. Meios de transporte, estradas, ofertas de acomodação, restaurantes, estrutura nos pontos turísticos, melhor época para ir, todos estes aspectos são muito relevantes na hora de escolher um destino. Os lugares mais populares e maiores geralmente têm maior variedade de serviços.
· Pesquisar preços de passagens – Outro quesito importante é a pesquisa por transportes para chegar ao lugar desejado. Para economizar, você pode usar, por exemplo, os alertas de preços dos sites das próprias companhias aéreas e ficar de olho nas datas com promoções.
– Montando o roteiro
É na hora de escolher o seu roteiro que a viagem fica ainda mais personalizada. Nesse ponto você vai listar os principais objetivos do seu passeio e filtrar a pesquisa por atividades de acordo com as suas necessidades. Se as férias vão ser para descansar em um ambiente diferente, você pode se concentrar só em opções para ficar tranquilo. Se quiser aproveitar para fazer muitas coisas, pode programar diversas atividades no seu planejamento. A maneira mais simples para saber o que fazer nos lugares é usar a Internet.
– Escolha o período
Pode ser que você queria viajar no inverno ou que sonhe em conhecer um lugar durante um evento específico, como carnaval ou Natal. Depois de fazer suas considerações, use ferramentas para adaptar ao seu gosto. Por exemplo, para descobrir se vai fazer calor ou frio quando for visitar um determinado destino, existem sites que indicam as temperaturas médias de diversas cidades ao longo do ano e a ocorrência de chuvas, como o Climatempo ou o AccuWeather.
– Pesquisando a hospedagem
A escolha do hotel também passa por uma triagem de acordo com nossos interesses pessoais. Você pode começar pensando em algumas perguntas básicas, por exemplo: “Onde eu quero ficar na cidade?”. “Vou passar muito tempo descansando e aproveitando o hotel?”. “Quanto estou disposto a pagar pelo hotel?”. De acordo com Phocuswright, a expectativa é que neste ano os brasileiros invistam até 41% do orçamento das viagens dentro do País, somente com hospedagem. É um gasto muito representativo para ser negligenciado. Por isso, é muito importante ter uma boa ideia dos preços de hotéis em diferentes cidades, em épocas diferentes do ano.
– Ferramentas que podem ajudar na organização da viagem por conta própria:
· Pesquisa de hotéis: trivago
· Inspiração e informações sobre destinos e hotéis: checkin
· Tempo: Climatempo e AccuWeather
· Localização e transportes: Google Maps, Moovit, Uber e 99Taxis
· Registrar e calcular gastos durante a viagem: Wally
Agora é só começar a programar a próxima viagem. Você vai ver que a empolgação aumenta a cada nova pesquisa e descoberta sobre o lugar que você pretende visitar.
Fotos: Reprodução.