Dicas para quem deseja engravidar neste ano

Comportamento|Dicas|Mulher


Quase toda mulher tem o sonho de ser mãe. Se esse desejo chegou com toda força para você, antes de qualquer decisão é preciso planejar o momento. Pois somente assim você irá garantir um período tranquilo e sem sustos. Obstetras defendem que a preparação antes da gravidez é tão importante quanto o próprio período de gestação. Segundo os especialistas, algumas precauções são essenciais para que a mulher esteja mais preparada para a gestação, minimizando o risco de algumas potencias complicações.

Sendo assim, a partir de agora o No Pátio traz algumas dicas preciosas para quem deseja engravidar neste ano. Afinal, em tempos de crise e Zika vírus, planejar é mais que preciso. Confira! 

ADQUIRA HÁBITOS MAIS SAUDÁVEIS

Estudos mostram que é mais difícil engravidar quando se está muito acima ou exageradamente abaixo do peso. Além disso, mulheres que mantêm um estilo de vida saudável estão menos suscetíveis ao risco de desenvolver diabetes gestacional, por exemplo.  A prática de exercícios físicos é fundamental para um fortalecimento da musculatura visando a lidar de uma maneira mais adequada às alterações do corpo durante a gravidez.

CONSULTE SEU GINECOLOGISTA

Para quem deseja engravidar é fundamental fazer uma avaliação geral de sua saúde e esclarecer todas as dúvidas. Converse com o médico sobre seu antecedente de doenças pessoais, além de possíveis gestações anteriores.

quem deseja engravidar 2

CONHEÇA O HISTÓRICO FAMILIAR DE DOENÇAS

É importante investigar se há casos na família de anemia falciforme, fibrose cística, atrasos de desenvolvimento, defeitos congênitos ou problemas de coagulação do sangue.  Esse processo é necessário para prevenir complicações na gravidez e avaliar a possibilidade de riscos para o bebê.

VACINE-SE

Verifique e atualize sua caderneta de vacinação. É recomendado estar em dia com as vacinas contra rubéola, sarampo, coqueluche, hepatite B e tétano. As três últimas podem ser feitas na gravidez, se necessário. A vacina contra influenza se faz em toda gestante. Existem períodos certos para a vacinação, sendo necessário, portanto, seguir a orientação médica.

O medo…

Você decidiu que quer engravidar, fez o todo o planejamento, tomou os cuidados necessários mas diante desse surto de e microcefalia, ligadas ao zika vírus, está se sentindo cada vez mais apreensiva.

Normal! Afinal, em 2015 o Brasil registrou um aumento impressionante de casos de bebê com microcefalia – má formação congênita em que o cérebro não se desenvolve de forma normal e, muitas vezes, provoca retardamento mental. Devido a isso, a Febrasgo (Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia) informou que a gestação é um momento especial para a vida das mulheres e, por isso, para garantir a saúde delas e do bebê, a recomendação é o controle dos lugares onde tem o foco do mosquito Aedes aegypti.

quem deseja engravidar 3

A orientação para quem deseja engravidar, e para toda a população é manter as mesmas medidas de prevenção contra a dengue. Além disso, as gestantes devem usar repelentes diariamente, colocar telas protetoras em janelas e portas de casa e sempre que possível usar roupas que cubram os braços e pernas.

O Ministério da Saúde reforça as indicações da Febrasgo e pede ainda para as mamães evitarem o contato de pessoas que apresentem sintomas da doença (febre baixa, coceiras e manchas vermelhas pelo corpo).

No entanto, como o Brasil declarou estando de emergência nacional por conta das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, as mulheres que vivem em áreas endêmicas devem hesitar em engravidar até que as medidas sejam tomadas no sentido de reduzir o número de mosquitos.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter