Dicas para quem quer iniciar um e-commerce de nicho

Acontece|Negócios|Sebrae

Para os pequenos negócios, os nichos de mercado são uma excelente forma de iniciar um empreendimento com menos riscos. Além disso, é uma maneira excelente de aumentar o valor agregado dos produtos, implementando os ganhos.

Quando o assunto é e-commerce, ao investir na segmentação, o empresário tem algumas vantagens em relação ao mercado de massa. Para ajudar pequenos empreendedores, o Sebrae listou algumas estratégias para quem quer atender a um nicho específico. Confira!

O nicho representa uma fatia de determinado mercado, constituído por consumidores que apresentam características em comum. Segundo o Sebrae, entre as vantagens de investir na segmentação  estão:

– Concorrência mais baixa, pois o mercado é menor, o que possibilita uma atuação mais direta;

– A possibilidade de liderança é mais facilmente alcançável no mercado de nicho, uma vez que a concorrência é menor;

– O investimento inicial é mais baixo em comparação ao mercado de massa, que necessita de maiores esforços para se destacar ante a concorrência;

– Ao oferecer produtos exclusivos, é possível trabalhar com preços mais altos, o que garante mais lucros para a empresa;

– As ações de marketing são mais baratas e alcançam melhores resultados, pois é possível direcionar os esforços para o público-alvo;

– Ao contrário do mercado de massa (cujo foco é o preço), no mercado de nicho, o atendimento é mais importante e deve satisfazer às demandas da clientela. Isso possibilita a fidelização do cliente e a expansão dos negócios, inclusive, para outros nichos.

sebrae-2

Como começar

Seguindo as orientações do Sebrae o primeiro passo para investir na segmentação no e-commerce é identificar as potencialidades de nichos de mercado que ainda não são atendidos. Para isso, deve ser levado em conta o perfil do consumidor e as novas demandas mercadológicas.

Lembrando que a adoção gradativa de estratégias de segmentação é um meio de fazer a transição do mercado de massa para atender a um nicho específico, sem comprometer o funcionamento da empresa.

Então, já sabe em que nicho específico você pretende investir? Conta para a gente…

 

 

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter