O ano de 2015 foi um período difícil para a economia e para a maioria dos negócios e tudo indica que este ano não será diferente. Salário baixo, excesso de trabalho, falta de reconhecimento, clima organizacional ruim… Trabalhar com o que se gosta é bom, mas fatores como esses acabam diminuindo o entusiasmo do profissional.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo instituto suíço IMD (Institute for Management Development), o Brasil caiu cinco posições e agora aparece no 57º lugar no ranking global que mede a capacidade de desenvolver, atrair e reter talentos. A motivação está entre os principais pontos avaliados na pesquisa. Mas o que fazer para deixar o pessimismo de lado e se manter otimista apesar do clima de pressão que a crise proporciona? Como se manter motivado no trabalho em 2016?
Em entrevista exclusiva para o No Pátio, a Coach Luciana Farias dá dicas de como se manter motivado no trabalho e elevar a autoestima, preservando um melhor relacionamento em grupo e garantindo o crescimento pessoal. São excelentes orientações, cabíveis para profissionais de todas áreas.
No Pátio: Quando e por que recorrer a um Coach?
Luciana Farias: Superação de desafios, alcance de objetivos tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, assim como a busca de autoconhecimento, descoberta de valores pessoais, propósito de vida e inteligência emocional têm sido alguns dos principais motivos que levam pessoas a procurar um Coach.
Através do Coaching é possível traçar novas perspectivas, possibilitando o cliente, através de ferramentas específicas, substituir desculpas por ações, sabendo exatamente onde quer chegar, compreendendo os fatos que o impediram de os realizar até então, enfrentando os desafios com coragem, recorrendo aos seus próprios recursos internos e os potencializando.
No Pátio: O Brasil passa por um período de crise e muitas empresas estão reduzindo a quantidade de funcionários. Apesar da ameça constante de uma possível demissão, o que o profissional deve fazer para manter o foco e continuar motivado no trabalho?
Luciana Farias: Existe uma frase, que na verdade deveria ser tratada como uma “lei da mente” que diz: “Onde você foca, expande!”. Partindo disso, fica claro que, a vitória ou fracasso em qualquer situação vai depender da sua capacidade de colocar todo o seu foco em coisas boas ou ruins. Em um momento de crise, focar nos problemas e nas dificuldades que estão acontecendo é o primeiro passo para a derrota. Ao contrário, focar nas soluções no dia a dia leva a pessoa a diminuir o estresse e abrir a mente para todas as melhores oportunidades que surgem.
Uma forma para manter o foco diante de um desafio em um ambiente de trabalho ou até mesmo na vida pessoal é responder quatro perguntas:
1) Qual é o real problema?
2) O que causou esse problema?
3) Quais as três principais soluções possíveis para esse problema?
4) Como começar a resolvê-lo?
Para manter a motivação eu, particularmente, uso uma regra simples: SER GRATA! A gratidão a tudo o que acontece e às pessoas com quem cruzamos é um dos maiores combustíveis capazes de nos motivar. Imagine, amanhã, acordar apenas com o que você agradeceu hoje? E assim, sendo grata, acredito que criamos um ciclo entre dar e receber, melhoramos nosso humor, nosso convívio e nossas relações.
No Pátio: O custo do erro costuma ser alto durante esses períodos de crise. Que dicas você sugere para fazer com que o profissional explore todo o seu potencial e tome ações que farão toda a diferença dentro da empresa?
Luciana Farias: Estipule prioridades – Analise o que precisa ser cumprido com mais urgência, anote tudo o que precisa ser feito, marque um ”ok” a cada tarefa cumprida e aja com celeridade e esmero; Integre-se com a equipe – Pare para tomar café e conversar com colegas sobre assuntos variados, tenha interesse pelo trabalho dos outros, principalmente se este está relacionado ao seu, e seja solícito; Mantenha-se atualizado – Pesquise sobre assuntos recentes da sua área e afins para estar sempre bem informado.
Encare as dificuldades e Aprenda com a falhas. Veja cada obstáculo como um desafio, desse modo você se sentirá motivado a crescer, e reflita sobre situações que não deram certo, reconheça os seus erros e evite-os.
No Pátio: Essa não é a primeira vez e nem será a última que o País passará por um período difícil. O brasileiro é conhecido por ser um povo guerreiro, há casos de superação em toda parte. Diante dos profissionais que você já ajudou, qual o caso que chamou mais a sua atenção?
Luciana Farias: Costumo dizer que as pessoas são verdadeiros oceanos, as vezes mais calmas, as vezes mais revoltas, mas, na verdade, pouco sabemos sobre o que se passa naquelas profundezas. Sempre que inicio um processo de coaching, meu intuito é fazer esse “mergulho” com o meu cliente, sempre de forma ética e objetiva, na busca dos seus principais recursos internos para solucionar seus desafios.
Todos os casos são extremamente especiais, cada ser humano é único e, no final, o que todos querem é sentirem-se felizes e realizados. Já tive casos emocionantes como uma grande restauração na vida de um profissional que o levou, inclusive, a reconciliação conjugal e outro que fizemos a estruturação completa de sua carreira profissional o levando a se tornar referência em sua área entre o público e colegas de profissão.
No Pátio: Já que estamos falando tanto em motivação, o que levou você a mudar um pouco o foco da sua carreira (medicina) e o que a mantém motivada hoje, como profissional?
Luciana Farias: Sempre gostei de pessoas, por isso escolhi medicina, sabia que precisava ajudar alguém sempre. Após cinco anos de formada, senti que faltava algo, trabalhar com dores não era suficiente, até porque descobri que a maioria delas vinham da mente e, principalmente, das frustrações do dia a dia. Conheci o Coaching e tudo fez sentido. Hoje, além de ajudar as pessoas, as conduzo em um processo de desenvolvimento através da neurociência e inteligência emocional, para que elas alcancem seus objetivos, encontrem seus propósitos de vida, tenham verdadeira paixão pelo que fazem e encontrem o sucesso e a realização que tanto desejam.
Minha maior motivação vem da paixão pelo que faço. Entendi que minha missão é Crescer e Contribuir para o crescimento de outras pessoas. Ver alguém crescendo e se desenvolvendo é necessidade, é alimento! Ser feliz é condição! Vitória é consequência! Sucesso é realidade!
Formada em medicina, a Coach Luciana Farias é Master Coach Golden Belt certificada pela Febracis – Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico. Tem certificações também em: Master Coach, certificado com selo internacional da FCU (Florida Christian University), Coach Integral Sistêmico, Neurociência da Alta Performance, Advanced Executive Coaching e o Advanced Practitioner Certification, pela SOAR Global Insitute, em Human Development Tools. Além disso, Luciana Farias utiliza seus conhecimentos como médica em constantes estudos e desenvolvimento na área da neurociência.
Por: Samya Nara.
Fotos: Reprodução.