O verão é a estação da luz, da ousadia e, principalmente, de dias quentes! E todo esse calor acaba causando um certo incomodo nos homens que costumam usar terno todos os dias. Mas, para se vestir bem e dar um chega pra lá nas altas temperaturas é necessário investir em tecidos que se adaptem bem a todo o calor que o verão proporciona. Ah, é importante também investir em tonalidades bem mais claras!
Segundo o consultor de estilo da Alfaiataria Persona, Luiz Aziz Neto, tecidos compostos de fibra natural, linho, seda, algodão ou lã fria, são mais indicados para o calor, principalmente o calor de Fortaleza! Já os tecidos sintéticos devem ser evitados, pois são bem mais quentes. Para quem precisa usar terno todos os dias, a dica é usar tecidos mais leves para manter a sensação de frescor e não basta acertar apenas no terno, é preciso investir também em uma camisa de algodão ou linho.
As cores também podem influenciar bastante. a melhor pedida é sempre usar um terno verão em cores claras. “A luz solar vem branca, mas na verdade é composta de sete cores diferentes: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Um objeto é verde porque absorve todas as outras, menos o verde, que devolve ao ambiente. O branco não absorve nenhuma, reflete todas. E o preto? Bom, o preto absorve todas, e não devolve nenhuma. Por isso se diz que o preto é ausência de cor. E por isso, esquenta mais, porque cada um dos raios traz uma certa quantidade de calor. Soma- se todos eles e dá um calorão!”, explica Luiz Aziz Neto.
Então, a dica principal é Quanto mais claro for seu costume, menos calor ele absorverá sob o luz do dia!
Foto: Reprodução