Dieta DASH: como funciona

Comportamento|Saúde

A dieta DASH é uma alternativa para quem deseja perder peso rápido, já que a dieta promete eliminar 4 kg em uma semana

dietadash_nopatio

Após um estudo realizado em universidades dos Estados Unidos, surgiu a dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), que avaliou o efeito da dieta sobre a pressão arterial. O objetivo da dieta era reduzir a pressão arterial de hipertensos e recentemente surgiu uma variação com redução de calorias, auxiliando a perda de peso e ainda melhorar o perfil metabólico de pacientes com síndrome metabólica.

dietadash2_nopatio

A ingestão de sódio, gordura saturada e colesterol é limitada na dieta. Carnes vermelhas, alimentos industrializados, embutidos, doces, bebidas açucaradas e álcool devem ser evitados. O consumo de frutas, verduras, legumes, grãos integrais, peixes, aves, leites e derivados é incentivado. E as vantagens são muitas, pois não faz restrição de nenhum grupo de alimento e evita a monotonia tão comum nas dietas de efeitos rápidos.

Pacientes que associaram a dieta à mudanças no estilo de vida tiveram redução de mortalidade em decorrência das doenças cardiovasculares. E estudos confirmam que a dieta podem reduzir a incidência de algumas neoplasias, diminuindo riscos de osteoporose. A desvantagem é que a dieta não é para perda de peso e sim para reduzir a pressão arterial. Se você iniciar a dieta com esse objetivo, a redução de calorias deve ser feita. Por conta da alta ingestão de fibras, pode ser uma dificuldade de seguir a dieta.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter