Um longo estudo constatou que dietas com vegetais, frutas e legumes ajudam a diminuir o risco de desenvolver câncer de mama. A pesquisa mostrou que mulheres com alimentação rica em sódio e carboidratos processados eram menos propensas a sofrer de um certo tipo de tumor no seio.
De acordo com os estudos, as mulheres com esse tipo de dieta, são menos propensas que as outras a desenvolver tumores de mama com falta de receptores para o hormônio estrogênio. Esses tumores receptores de estrogênio negativo colaboram com cerca de um quarto dos cânceres de mama.
A pesquisa acompanhou 86 milhões de mulheres por 26 anos e menos de 1% desenvolveu o câncer de mama ER-negativo. Com isso, eles perceberam que o ricos de obter essa doença era bem menor entre mulheres da dieta Dash – Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão, um plano alimentar recomendado por especialistas para baixar a pressão arterial. Esse programa incentiva a ingestão de vegetais, frutas, grãos ricos em fibras, legumes e nozes, além de baixo teor de gordura. Os pesquisadores analisaram que o consumo de vegetais e frutas era o que mais contava para esse resultado.
Mesmo com esse amplo estudo, a dieta não prova que uma alimentação rica em vegetais, por si só, possa diminuir o risco de câncer de mama. Portanto, é importante ir ao médico e fazer exames periódicos!
Foto: Reprodução