Dilma cria mais dois parques nacionais

EcoFriendly|Novidades|Sustentabilidade

O Governo Federal publicou novos decretos em que instituiu mais três unidades de conservação no país: foram criados neste mês os Parques Nacionais da Serra do Gandarela, em Minas Gerais, e do Guaricana, no Paraná, e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras, também em Minas Gerais.

O Brasil agora possui, sendo algumas delas ainda só no papel, 319 unidades de conservação federal administradas pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio).

Além disso, a Reserva Extrativista do Médio Juruá, no Amazonas, teve seu tamanho aumentado em mais de 30 mil hectares.

parquesnacionais_nopatio2

As três novas unidades de conservação criadas, além da ampliada, estavam na lista de propostas de criação de Unidades de Conservação paradas no Ministério do Meio Ambiente.

O Parque Nacional da Serra do Gandarela, em Minas Gerais, possui 31,2 mil hectares e é uma demanda antiga dos movimentos ambientais de Minas, como o Movimento Águas do Gandarela. O projeto para transformar a área em Parque Nacional existe desde 2009. Do outro lado, a Vale queria usá-lo para extração de minério.

O Parque Nacional do Guaricana (PR) tem 49,3 mil hectares e protege uma parte importante da Mata Atlântica do Paraná.

parquesnacionais_nopatio3

Já a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras, também em Minas, tem 38,1 mil hectares e protege as áreas de extrativismo utilizadas pela comunidade geraizeira local.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, próximo passo da RDS é acelerar o processo de regularização fundiária das terras em concessão de uso às comunidades tradicionais.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter