A presidenta Dilma Rousseff sancionou ontem (5) lei que cria a Universidade Federal do Cariri (UFCA). Além da UFCA, a lei cria mais três universidades federais no país: a do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Oeste da Bahia (UFOB), do Sul da Bahia (UFESBA).
Juntas, as quatro instituições terão 145 cursos e abrirão 38,3 mil novas vagas para estudantes. Para Dilma as novas universidades no Norte e Nordeste do Brasil terão papel importante na redução das desigualdades.
“Quando fizemos esse processo de seleção, olhamos muito esse problema da capacidade de irradiação que aquela universidade tem numa determinada região. Acreditamos que as potencialidades de uma região se desenvolvem e se expandem quando se cria naquela população formação educacional capaz de tornar essa educação em elemento transformador da realidade”, disse a presidenta, em discurso após sancionar a criação das universidades.
A Universidade Federal do Cariri terá 27 cursos e deverá receber 6,5 mil estudantes, com campi nos municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato.
Segundo números do governo, havia em 2012, campi de universidades federais em 114 municípios, número que passou este ano para 275.
Foto: reprodução